Voz da Póvoa
 
...

Hospital Cresce com Projecto Para as Antigas Oficinas Militares

Hospital Cresce com Projecto Para as Antigas Oficinas Militares

Política | 2 Setembro 2021

Na Reunião de Câmara de Terça-feira, 30 de Setembro, o Presidente da Câmara Municipal revelou a aprovação do projecto de ampliação do Hospital para as antigas oficinas militares cedidas pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Aires Pereira adiantou que a obra de aumento vai avançar, mas para já sem a ponte de ligação ao hospital: “A Estradas de Portugal colocou algumas questões à estrutura, que ligaria o edifício do hospital ao das antigas oficinas militares. Por isso, nesta fase, não está prevista a interligação”.

A autarquia aguarda, agora, que o Governo abra o respectivo concurso público ficando a expectativa que a decisão do poder central seja tomada com a maior brevidade, por forma a possibilitar o arranque da construção até ao final do ano.

No novo edifício vão nascer “um conjunto de enfermarias de ambulatório, uma nova área para a consulta externa, o que permite que a urgência fique só no hospital com outras condições”. Segundo o presidente da Câmara: “Com mais espaço e melhores condições, poderão ser instituídas novas valências como a oftalmologia”.

Aires Pereira revelou que o investimento ronda os 11 milhões de euros, sendo que sete milhões estão inscritos no Orçamento do Estado, 2 milhões de euros provêm de fundos comunitários e um milhão e meio de euros do município.

Quem se congratulou com o projecto de ampliação do Hospital foi o vereador socialista Miguel Fernandes: “É uma boa notícia depois de tanto tempo de espera. Creio no entanto, que não será fácil acrescentar novas valências, mas o melhoramento das condições de trabalho e o investimento em novos equipamentos vai ser uma realidade”.
 
Ainda na Reunião de Câmara, no campo da educação, foi aprovada a atribuição de apoios num valor a rondar os 35 mil euros, para a aquisição gratuita de cadernos de actividades (complementares aos manuais escolares) aos alunos com 1º escalão, bem como a comparticipação em metade do preço aos alunos com 2º escalão do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estes apoios escolares serão atribuídos já durante o ano lectivo que se avizinha.

Foi também aprovado pelo Executivo, a celebração de um Protocolo com a Bewisynbra Circular Portugal Lda., que colaborará com o Município num projecto de recolha (a custo zero para a autarquia) das caixas de esferovite do Mercado Municipal da Póvoa de Varzim. Com esta iniciativa ambiental, o destino final das caixas de esferovite deixará de ser o contentor de resíduos indiferenciados, passando a serem tratadas de forma a obter uma matéria-prima secundária, que será utilizada no fabrico de novas embalagens ou outros artigos em esferovite.

A Reunião de Câmara serviu ainda para aprovar a integração da Associação Empresarial da Póvoa de Varzim como entidade parceira da equipa da Unidade de Gestão do Centro Póvoa Empresas/Centro de Incubação e Cowork da Póvoa de Varzim, com o objectivo de estabelecer uma maior articulação e proximidade com o tecido empresarial do concelho.
Ainda foi aprovada a abertura de concurso público para reabilitar o Bairro Silveira Campos, localizado na vila de Aver-o-Mar, e o Bairro de Amorim.

O programa comemorativo dos 250 anos da Igreja da Lapa, mereceu a aprovação de um apoio à Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Lapa com vista à realização das iniciativas culturais e festivas.

 

 

partilhar Facebook
644/IMG_7110.JPG
644/IMG_7109.JPG
Banner Publicitário