Voz da Póvoa
 
...

Finalização da Via Circular vai Custar 2,5 Milhões

Finalização da Via Circular vai Custar 2,5 Milhões

Política | 20 Fevereiro 2023

 

Na Reunião de Câmara do dia 14 de Fevereiro, o executivo municipal aprovou, por maioria, a abertura de concurso público para a empreitada e conclusão da Via Circular Urbana da cidade (Via B) - troço norte com cerca de 800 metros até à nacional 13, em Aver-o-Mar. A obra dará continuidade ao prolongamento inaugurado em junho 2022. O custo rondará os 2,5 milhões de euros.

Segundo o Presidente da Câmara, Aires Pereira, é uma obra que teve exigências especiais por parte da APA (Agência Portuguesa do Ambiente), que “entendeu que deveríamos fazer um viaduto que ficará a cerca de metro e meio a dois metros do solo, e é naturalmente um desperdício enorme de dinheiros públicos, mas não temos outra forma de executar esta via que, não seja cumprir a determinação da APA e executar a obra tal qual ela foi aprovada por esta entidade. Este é o troço final da Via B que ligará à Nacional 13”.

O Edil reforça que “a obra está inacabada e consta do plano director municipal, do plano de urbanização. Digamos que a Circular só fica concluída com este troço. Ninguém percebe quando chega ao final desta via e depara-se com um muro, sendo obrigado a fazer uma curva a noventa graus, quando a via pode seguir em frente. Por isso, esperava na votação pelo menos bom senso. Não estamos sozinhos no mundo e as entidades que têm tutela sobre as diversas áreas fazem as suas exigências. Agora, não é por isso que vamos deixar de executar esta via que acho ser das mais importantes executadas no nosso concelho, que é a Via B”. 

A aprovação do concurso público para a empreitada e conclusão da Via B, teve os votos contra dos dois vereadores do PS, referindo João Trocado que, segundo o Presidente da Câmara “a necessidade de fazer o viaduto encareceu a empreitada em cerca de 1,2 milhões de euros. Reconhecemos o interesse público em completar a Via B, mas parece-nos que este troço final poderia ter outro projecto. De facto, há ali um cruzamento que é um fim inesperado para aquela que seria a Via Circular da Póvoa quando estiver completa, mas parece-nos que apenas para resolver essa situação estar a investir 2.5 milhões de euros, parece-me um exagero, até para o tráfego que neste momento lá passa. Nós não negamos o interesse de completar um projecto que é uma ambição dos poveiros e da Câmara Municipal há muito tempo, mas parece-nos que o projecto encareceu demasiado. O custo por quilómetro é astronómico”.

E explica: “Em nosso entender é uma prioridade, mas o custo de executar esta prioridade é exagerado em relação à mais-valia que esta nova ligação vai ter para o desafogar do trânsito. Por isso, votamos contra este projecto e o consequente concurso público que foi agora decidido abrir”.

A Reunião serviu também para aprovar apoios às associações locais para 2023, num total superior a 2,3 milhões de euros, tendo sido contempladas mais de 26 entidades do nosso concelho de carácter social, desportivo e cultural.

Informação completa na edição em papel de 22-02-2023

partilhar Facebook
2018/IMG_0156.jpg
2018/IMG_0154.jpg
Banner Publicitário