Voz da Póvoa
 
...

Feliz Natal Chega à Cidade no próximo Domingo

Feliz Natal Chega à Cidade no próximo Domingo

Política | 6 Dezembro 2025

 

Na Reunião da Câmara Municipal do dia 2 de Dezembro, o executivo aprovou por unanimidade um voto de louvor ao averomarense, Bino Maçães, que conquistou o título de Mundial de futebol de Sub-17, e um voto de pesar por Luís Leal, jornalista e sócio nº 1 do Varzim SC, falecido a 13 de Novembro. Entre outros assuntos destaque para a aprovação da minuta de contrato de comodato do Parque Lúdico de Nova Sintra com a Junta Freguesia da Póvoa de Varzim, ainda a aprovação da minuta de contrato de programa com o Centro do Clima, a abertura dos concursos do direito de ocupação dos estabelecimentos de bebidas da Esplanada do Carvalhido e dos estabelecimentos do Póvoa Arena, a aquisição de um projetor novo para o Cine-Teatro Garrett, abertura de novo concurso para a construção e exploração de um centro funerário e crematório do município da Póvoa de Varzim, a aprovação da minuta de protocolo de colaboração com a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim para o Natal de 2025, e aprovados alguns apoios a associações.

Andrea Silva, Presidente da Câmara Municipal confirmou a abertura oficial das luzes de Natal para “7 de Dezembro, às 17h30. Haverá um pequeno decréscimo em algumas ruas pelo tardio da iluminação, não haveria tempo útil para colocar como aconteceu no ano passado em que tivemos muito mais tempo e, portanto, foram feitas em mais ruas. Fizemos o que era possível. Vai haver árvore de Natal e vamos ter também aqui, em parceria com a Associação Empresarial, cujo protocolo foi hoje aprovado, a fábrica dos brinquedos na Praça do Almada, a pista de gelo e o comboio. O Natal terá, naturalmente, a animação e a alegria como estava previsto acontecer”.

Se o tempo não ajudar há sempre a possibilidade de acontecer no dia seguinte: “Vamos ter que ir acompanhando a evolução meteorológica. É óbvio que se estiver a chover será difícil fazermos a festa do Feliz Natal, que organizamos sempre em frente aos Paços de Conselho. Se assim for, poderemos equacionar depois, para o dia 8, que é feriado da Imaculada Conceição, e o dia da Camisola Poveira”. E acrescenta que a festa do Feliz Natal vai ser à semelhança do que acontece nos outros anos: “Vai haver uma parada de Natal, e como habitualmente o Pai Natal vai chegar à Póvoa de Varzim”.

Quanto ao protesto dos comerciantes da Rua da Junqueira: “A Câmara Municipal como estava preocupada que o atraso tivesse alguma influência, fizemos uma reunião nos Paços do Concelho, com o Sr. Vice-Presidente e responsável pela área, para que lhes fosse explicado quais eram as condicionantes. Portanto, eles tinham conhecimento do que se estava a passar”. Daí o espanto pelo comunicado: “o contributo dos comerciantes para chamar a atenção não foi pelos melhores motivos, penso que podia ter sido diferente. Eu não posso mudar o passado, só posso mudar o futuro”.

Sobre as iluminações de Natal, disse José Luís Vasconcelos, Vereador eleito pelo CHEGA, “todos os poveiros se interrogam e nós estamos muito preocupados com o comércio local. Queremos que o comércio se desenvolva e, portanto, questionamos a Presidente que nos garantiu que as coisas estão a andar, estão praticamente prontas, que foi um atraso proporcionado pelo calendário eleitoral, mas que, em princípio, vai-se resolver em breve. O concurso foi tardio e daí o atraso”.

Por sua vez, João Trocado eleito pela Aliança Poveira revelou ter a garantia que no dia 7 de Dezembro a iluminação irá ser inaugurada: “Há aqui um atraso de nove dias em relação àquilo que seria o normal em termos de inauguração da iluminação alusiva ou Natal nas ruas da cidade. Ora, a Presidente esclareceu que, aliás, é a informação que já tinha sido veiculada publicamente, que o concurso público para a iluminação foi publicado no dia 11 de Novembro, tendo dito que recebeu a informação para poder avançar no dia 6 de Novembro”.

Recordamos que no ano passado o concurso foi publicado no dia 25 de setembro: “A senhora Presidente disse que, na opinião dela, o seu antecessor, Aires Pereira, não quis influenciar quem veio a seguir”. Mas, João Trocado não tem qualquer dúvida de que “os factos demonstram e a explicação dada pela Presidente confirmam, de facto, quem não teve diligências nesta matéria foi o anterior Presidente, e a própria Andrea Silva não tem pejo em atribuir a Aires Pereira, a responsabilidade pelo atraso das iluminações natalícias. Ora, questionámos – e como o nosso mandato é de 4 anos e também terminará em outubro de 2029 – se este Executivo vai ou não deixar a iluminação natalícia para o próximo Executivo resolver ou vai fazê-lo atempadamente? A Presidente da Câmara disse que não fará o que lhe foi feito a ela própria”.

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
3548/20251206_120521.jpg
3509/20251202_1RCMPV.jpg
3548/20251206_121314.jpg
3509/20251202_3RCMPV.jpg
Banner Publicitário