
O executivo da Câmara Municipal visitou recentemente as obras em curso no âmbito da Estratégia Local de Habitação. Trata-se de um investimento de 21 milhões de euros, na construção de 176 fogos habitacionais que o Município da Póvoa de Varzim pretende disponibilizar a pessoas que vivem em condições precárias e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo de uma habitação adequada.
Decididamente para Andrea Silva “os políticos não podem ficar parados perante a crise na habitação” porque entende que “o acesso à habitação é uma prioridade absoluta”. A Presidente da Câmara foi mais longe na sua intenção defendendo que “cada família da Póvoa de Varzim deve poder viver com dignidade, estabilidade e segurança, e é para isso que continuaremos a trabalhar diariamente.”
Por isso, está já em curso a construção de habitação municipal em regime de arrendamento apoiado na Rua Alberto Oliveira, Barreiros, com um investimento de 5,1 milhões de euros. Esta obra arrancou em outubro de 2024, tem enquadramento na Estratégia Local de Habitação (ELH) e contempla a construção de 48 fogos novos em dois blocos (bloco norte, com 3 pisos: 8 T1, 6 T2 e 2 T4; bloco nascente, com 4 pisos: 24 T1, 4 T2 e 4 T3).
Há mais duas empreitadas a decorrer na Rua Dr. Belarmino Pereira com a construção de 24 fogos de habitação municipal em regime de arrendamento apoiado, um investimento de 2,6 milhões de euros. A segunda empreitada abrange todos os trabalhos necessários para a construção de dois edifícios de habitação jovem a custos controlados, constituídos por 72 fogos habitacionais com um investimento de 11 milhões de euros.
Por último, o executivo deslocou-se à empreitada de concepção-construção de 32 fogos destinados a habitação temporária e necessidades de realojamento de pessoas vulneráveis. Este é o mais recente investimento que ronda os 2,4 milhões de euros. Este Empreendimento Habitacional em construção na Mariadeira é o último lote de habitações da ELH.
Fotos: D. Reservados