Voz da Póvoa
 
...

Executivo Municipal Aprova Medidas de Combate às Alterações Climáticas

Executivo Municipal Aprova Medidas de Combate às Alterações Climáticas

Política | 7 Fevereiro 2020

O executivo camarário aprovou a adesão do Município da Póvoa de Varzim ao Pacto Português para os Plásticos, que resulta de uma parceria entre a Smart Waste Portugal e a Fundação Ellen MacArthur. “Trata-se de um terceiro Pacto Europeu, sendo que já existe em Inglaterra e em França, que pretende combater e encaminhar tudo o que tem a ver com embalagens e plástico, criando metas para terminar com a utilização de plásticos de uso único. Pretende-se aumentar a reutilização dos recipientes de plástico para, dessa forma, dar um contributo decisivo no combate às alterações climáticas e uma vida mais sustentável para todos”, explicou o autarca Aires Pereira.

Ainda no que diz respeito ao ambiente, foi igualmente aprovado o Plano de Acção para a Sustentabilidade Energética e Climática no âmbito do Pacto de Autarcas para o Clima e Energia, que pretende acelerar a descarbonização dos seus territórios, fortalecer a capacidade de adaptação aos impactos inevitáveis das mudanças climáticas, permitir que os seus cidadãos tenham acesso a energia segura, sustentável e acessível, e reduzir as emissões de CO2 no seu território em, pelo menos, 40 por cento até 2030.

Na reunião, o executivo deu luz verde à primeira fase da futura Arena da Póvoa de Varzim, que vai nascer na antiga Praça de Touros, tendo sido admitidas oito empresas para a apresentação de propostas. “Entramos agora na recta final para a adjudicação desta importante obra”, sublinhou Aires Pereira.

Ainda no âmbito das empreitadas, a Câmara Municipal aprovou o pedido de declaração de utilidade pública para a expropriação de 14 parcelas (as que não foi possível chegar a acordo com os proprietários ou outras situações), para que seja dado um passo decisivo para o prolongamento da Via B.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário