Voz da Póvoa
 
...

Executivo Apoia Natal dos Bombeiros e Fundo de Emergência Social

Executivo Apoia Natal dos Bombeiros e Fundo de Emergência Social

Política | 12 Janeiro 2022

Na Reunião de Câmara de terça-feira, o Executivo Municipal aprovou a atribuição de um apoio excepcional aos voluntários da corporação dos Bombeiros da Póvoa de Varzim. “Este apoio de 24 mil euros é atribuído todos os anos pela autarquia, por ocasião da época festiva e corresponde a um montante igual àquele que os homens da paz angariam no 'Natal do Bombeiro' junto da comunidade, durante a quadra natalícia. É uma forma de compensar o trabalho que os bombeiros fazem ao longo de todo o ano”, esclareceu o presidente da Câmara.

Foi também aprovada uma verba de 150 mil euros para o Fundo Local de Emergência Social (FLES) para o ano corrente, a mesma verba do ano passado que, segundo Aires Pereira “por causa da situação pandémica, chegou aos 170 mil euros. Apesar do panorama actual ser diferente, graças à elevada taxa de vacinação, estaremos disponíveis para reforçar o FLES com aquilo que se vier a revelar necessário, em função da situação pandémica no país e em particular do nosso concelho”.

Durante a reunião foi, ainda, aprovado o programa Eco-Escolas que mantém uma parceria com Associação Bandeira Azul da Europa e que “envolve todos os nossos agrupamentos escolares em acções de sensibilização para a utilização das praias, tais como a segurança ou as questões ambientais como a limpeza”, esclareceu o Edil.

Também o programa Impulso Jovem mereceu aprovação por parte do executivo. Este programa está enquadrado no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, “decorre no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Clubes de Ciência Viva nos Agrupamentos de Escola. Tem um limite de financiamento de 10 mil euros por projecto apresentado por cada Agrupamento, e pretende ajudar no desenvolvimento destas actividades com vista à sensibilização dos nossos alunos para as questões da ciência”.

Foi também aprovado um apoio para o Póvoa Andebol, em resposta a um pedido de isenção de taxas de publicidade.

Aires Pereira fez questão de reforçar, no final da reunião, que em relação ao prolongamento do Centro de Testes instalado no Centro Ocupacional da Lapa “manter-se-á aberto, pelo menos, até final do mês, acompanhando a evolução da situação pandémica, mas se necessário, vamos manter até entrar num período de normalização”.

O Presidente assegurou também que o evento literário Correntes d’Escritas será presencial: “Vamos realizar as Correntes em formato normal, respeitando as medidas que estiverem em vigor na altura, mas serão presenciais. É um evento que já temos saudades dele nesse formato. Naturalmente, a equipa que está a desenvolver o programa irá apresentá-lo em breve, mas teremos Correntes d’Escritas presenciais”.

Quanto à Corrida de Reis que foi adiada por oito dias, irá realizar-se no próximo sábado. “Prolongamos também as iluminações de Natal para que a cidade continue com o mesmo ar festivo de Reis. Posso informar que tem mais de 1700 pessoas inscritas”, concluiu Aires Pereira.
 
Socialistas Querem Bombeiros Voluntários com mais Regalias

Os Vereadores Socialistas apresentaram uma proposta que visa levar à próxima reunião do executivo, a 25 de Janeiro, a discussão para um Regulamento de concessão de regalias para Bombeiros em regime de voluntariado.

Segundo João Trocado, “a corporação dos bombeiros não funciona sem voluntariado, mas tem havido cada vez menos incentivo e menos pessoas disponíveis para abraçar esta função tao importante que nos protege e socorre diariamente. Por isso, é necessário criar condições de apoio aos bombeiros. Entendemos que a Autarquia pode e deve ampliar as regalias que os voluntários têm e merecem. Alguns deles trabalham mais de mil horas por ano sem qualquer remuneração. É inimaginável o quanto estas pessoas se dedicam à comunidade”.
 
A proposta foi apresentada aos jornalistas no final da reunião, por Ilda Cadilhe, vereadora do PS e antiga comandante da corporação do Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim: “Era importante verter no documento este apoio anual que já tem vindo a ser dado na altura do Natal, mas depois, acrescentar a redução em metade da fatura da água e resíduos sólidos, na ordem dos 50%, a isenção de pagamento no estacionamento à superfície e parques municipais, o reembolso do passe dos transportes públicos de forma a abranger o bombeiro e os seus descendentes”.
 
E continuou: “Acrescente-se a estas regalias, o reembolso de 50% de despesas suportadas com berçários, creches e estabelecimentos de educação pré-escolar, refeições gratuitas para os filhos dos bombeiros nas escolas do primeiro ciclo que, estão a cargo da Autarquia, a isenção do IMI e do pagamento da taxa de licença de construção, ampliação e modificação, a gratuidade no acesso às actividades culturais promovidas pelo Município, medida que se estende aos agregados familiares, e o acesso gratuito à utilização da Varzim Lazer”.
 
Em jeito de conclusão a vereadora socialista acrescenta: “Queremos com este regulamento auxiliar, promover a angariação de novos bombeiros para que a corporação tenha outro sustento na promoção da actividade de voluntariado, mas também auxiliar na retenção dos operacionais actuais que, pelas mais diversas razões, acabam por se desligar da instituição”.

Sobre este regulamento apresentado pela vereação do PS, Aires Pereira, remeteu a resposta para a próxima Reunião de Câmara “avaliaremos o assunto”.

partilhar Facebook
1192/IMG_9461.JPG
1192/IMG_9459.JPG
Banner Publicitário