O Bloco de Esquerda elegeu no dia 15 de Março, a Comissão Coordenadora Concelhia para o mandato 2025-2027, sob a moção “A Póvoa do Futuro: Democrática, Justa, Equitativa”. Este órgão é agora constituído por Antonino Cadeia, Catarina Alexandre, Filipa Alexandre, Luís Miguel Sandão, Marco Mendonça, Marlene Pontes e Rita Nova.
“A Póvoa de Varzim é hoje um concelho desgastado por décadas de governação de direita, e cuja oposição numericamente representativa carece de firmeza e eficácia no seu trabalho. Assim, e havendo necessidade de uma oposição partidária que faça das suas bandeiras os valores humanistas que regem o Bloco de Esquerda, a Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda da Póvoa de Varzim dará continuidade ao trabalho feito nos últimos anos, de forma a denunciar as insuficiências do executivo municipal e apresentar uma verdadeira visão alternativa para uma Póvoa com todas e todos, para todas e todos”, assumiu o partido.
e acrescentou que “num concelho onde o património se dilui, onde prolifera a especulação imobiliária e o alojamento local, onde a conservação ambiental e o bem-estar animal não são tidos em conta, onde não há espaço para Cultura diversificada e acessível, onde a acção social é escassa, onde a participação cidadã não é valorizada, onde a educação carece de atenção, é imperativo lembrar a cada dia que cabe a cada munícipe zelar pela Póvoa que quer para si e para as pessoas que a/o rodeiam”.
A Comissão Coordenadora Concelhia eleita diz querer “uma Póvoa com políticas sociais que assumam o combate a todas as discriminações e a defesa invariável de direitos para todas e para todos, de forma integral e interseccional, rumando a um município mais solidário, justo, igualitário, coeso, com visão ecológica e dinamismo cultural, e sobretudo que instigue a participação cívica. Queremos uma Póvoa que seja uma referência a nível distrital e nacional de governação alternativa, e que prime por conquistas nas respostas aos problemas da Habitação, Mobilidade, Crise Social, Espaços Públicos, Educação, Democracia que se Pratica, Cultura e Associativismo, Conservação Ambiental e Bem-Estar Animal (temáticas estas que guiam anos após ano as propostas do Bloco para o Orçamento Municipal e GOP)”.
O Bloco de Esquerda na Póvoa de Varzim assume ter “constituído a oposição mais eficaz a executivos municipais que sucessivamente colocam os seus interesses acima daqueles das poveiras e poveiros, e apostamos na continuidade da luta por uma Póvoa que possa promover a convergência em valores independente de pessoas e ou partidos, este é o caminho para o Futuro!"