Voz da Póvoa
 
...

Concelhia do PCP Reúne com Associações

Concelhia do PCP Reúne com Associações

Política | 21 Outubro 2020

Comissão Concelhia da Póvoa de Varzim do PCP continua o périplo pelas associações locais, no sentido de conhecer melhor a sua actividade, os problemas que as afectam e os anseios. Desta vez visitou e reuniu com a Associação da Banda Musical da Póvoa de Varzim e o Centro de Cultura e Desporto JuveNorte.

Em comunicado o PCP revela que, “estas reuniões, enquadradas num conjunto de encontros que a Comissão Concelhia tem realizado com várias instituições do concelho, permitem ao PCP ter um conhecimento melhor da cultura e desporto no concelho, mas também sobre a participação popular no movimento associativo poveiro”.

Em resultado das reuniões os membros da Comissão Concelhia tomaram conhecimento que, “a Associação da Banda Musical da Póvoa de Varzim tem uma Banda Filarmónica e uma escola de música. Esta escola tem mais de 30 alunos e atualmente está a funcionar cumprindo todas as medidas sanitárias. A Banda suspendeu há 7 meses os ensaios e as atuações devido à pandemia. Tem cerca de 70 elementos, com uma média de idades de 24 anos e, pela sua reconhecida qualidade, é convidada para cerca de 30 festividades por ano, entre as mais conceituadas. Têm como projectos a curto prazo a gravação de um CD e a realização de concertos com bandas de música rock, tendo já recebido alguns convites. No futuro, pensam que o crescimento e o desenvolvimento da Banda pode passar por uma maior municipalização, a exemplo do que já existe noutros países”.

Já no encontro com a JuveNorte foram transmitidas ao PCP as dificuldades com que se depara esta associação: “No quadro da situação epidémica que o país atravessa, os problemas não se diferenciam muito do quadro de dificuldades de muitas outras associações: dificuldades nos gastos de gestão, menor participação, etc. Mas a JuveNorte atravessa hoje dificuldades que nada têm a ver com a situação actual, mas sim pela forma como a Câmara Municipal trata de forma diferenciada esta associação. O facto de Aires Pereira/PSD se demarcarem e desresponsabilizarem pela forma como distribuem os dinheiros públicos ao movimento associativo, nomeadamente pela não entrega das verbas que deveriam ser entregues no âmbito das celebrações de S. Pedro a esta associação, quando esta em nada pôs em causa o que estaria combinado entre as restantes associações – antes pelo contrário, exerceu um direito, afirmando que a cultura tem sempre formas criativas de apresentação - mostra a prepotência de como o Executivo trata o movimento associativo poveiro”.

Outra questão discriminatória para o PCP é a forma como a JuveNorte fora afastada do campeonato de futebol Inter Freguesias, “o que leva à redução da prática desportiva de dezenas de jovens nesta associação e zona da cidade, prejudicando, também, toda a sua actividade”.

A Comissão Concelhia da Póvoa de Varzim do PCP apela ao Executivo Aires
 Pereira/PSD “uma postura de equilíbrio e convergência entre o movimento associativo, em que não prejudique nenhuma associação, pelo contrário, que leve a um caminho de aproximação popular ao movimento associativo poveiro”.

 

partilhar Facebook
603/PCP_qq.jpg
603/PCP_q.jpg
Banner Publicitário