Voz da Póvoa
 
...

Comunistas debateram políticas ambientais no Diana Bar

Comunistas debateram políticas ambientais no Diana Bar

Política | 2 Novembro 2021

Inserido nas comemorações do centenário do PCP e no momento em que decorre a 26ª edição da Cimeira do Clima em Glasgow, decorreu no dia 30 de Outubro, no Diana-Bar, um debate sobre políticas ambientais, no domínio global, nacional e municipal. O encontro contou com a participação de Vladimiro Vale, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP.

Segundo nota enviada à redacção pela Comissão Concelhia da Póvoa de Varzim do PCP, “as preocupações ambientais estão patentes no início da construção do socialismo e da relação do homem com o meio que o rodeia, sendo que o capitalismo ou a anarquia capitalista não possui os mecanismos adequados para resolver as anomalias do equilíbrio da Natureza. No entanto, o ónus da degradação ambiental é individual, a culpa tem sido imputada às pessoas, quando na realidade é do sistema em que vivemos”.

Os comunistas alertam para a urgência de lutar “contra a mercantilização da natureza e a transferência de dinheiros públicos para entidades privadas, com o pretexto do combate às mudanças climáticas. O capitalismo não é verde (nem popular) e as políticas ambientais actuais são um entrave óbvio ao crescimento dos países em vias de desenvolvimento. Veja-se o FMI e a suposta preocupação ambiental que no fundo apenas pretende fomentar negócios sem que haja reais motivações ambientais nas políticas nacionais e internacionais aos dias de hoje”.

Para o PCP as preocupações ecológicas do partido existem há décadas, “desde logo na execução de políticas autárquicas pioneiras de ordenamento do território, construção de redes adequadas de saneamento básico, transporte público e fomento da produção local. E na utilização da estratégia de reduzir, reutilizar e só depois reciclar em vez da prática vigente de apenas reciclar”.

partilhar Facebook
619/AMB_003.jpg
619/AMB_001.jpg
619/AMB_004.jpg
Banner Publicitário