O Largo David Alves encheu, na tarde de sábado, de ‘Orgulho Poveiro’ para acompanhar de perto a inauguração da sede de candidatura de Andrea Silva à presidência da Câmara pelo PSD.
Como seria de esperar compareceram autarcas em fim de mandato, mas também candidatos e recandidatos às Juntas de Freguesia, assim como aos lugares de vereação da Câmara Municipal.
Guilherme Carvalho, Presidente da JSD da Póvoa de Varzim, foi o primeiro a dar a sua opinião em relação às candidaturas do partido e destacou “o imenso trabalho transformador feito no concelho, este é um projecto com provas dadas pois demonstra uma vez mais que não está desgastado, está mais vivo do que nunca”.
Seguiu-se Aires Pereira, Presidente da Comissão Política do Partido Social Democrata e candidato a Presidente da Assembleia Municipal, que agradeceu a presença de todos “naturalmente um estímulo, um incentivo para a equipa que se propõe dirigir os destinos do Concelho da Póvoa de Varzim para os próximos 12 anos. Por isso, Dr.ª Andrea, queria saudá-la e dizer-lhe que começámos bem”.
E destacou o facto de o PSD ser “o único partido que apresenta candidatos em todas as freguesias. E não faz aquilo que muitas forças políticas fazem, que é apresentar os mesmos cromos em sítios diferentes, para órgãos diferentes, e isso é uma fraude que se faz ao eleitorado”. E alerta que “os nossos adversários são um conjunto de partidos extremistas”, chamando à atenção dos eleitores das freguesias “de Aguçadoura, da freguesia de Rates, da freguesia da Estela, tenham em atenção quem são as pessoas adversárias do PSD nestas eleições. E por isso eu queria continuar a renovar e continuar a transmitir-vos a confiança de quem vai representar o Partido Social Democrata nas próximas eleições. Nós só temos uma cor. Nós só temos um partido, pessoas que dão a cara pelo nosso projecto”.
Aires Pereira chamou a atenção para a importância da transição: “desde 1989, sempre fomos capazes de fazer as transições com as pessoas que naturalmente vêm chegando e que naturalmente se reveem no projecto do Partido Social-Democrata com toda a tranquilidade. E por isso, esta é também uma transição com tranquilidade. Esta é também uma transição com uma aposta no futuro. Uma aposta em gente nova”. E acrescenta: “Hoje é o dia da Dr.ª Andrea, naturalmente, eu queria vos pedir para que nós, até ao dia 12, fôssemos capazes de nos mobilizar como é normal nas campanhas do Partido Social-Democrata”.
Andrea Silva candidata à presidência da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim pelo PSD, começou por agradecer a presença de toda a equipa que a acompanha, assim como o regresso das 12 Freguesias e os candidatos do partido a liderá-las: “Estar aqui convosco é sentir a força e o orgulho de sermos poveiros. Um povo que nunca se resigna, que olha para o futuro com coragem, com determinação e com optimismo”.
O facto de o partido liderar a autarquia há mais de três décadas não assegura vitórias antecipadas, “este não é o caminho do PSD, mas de todos os poveiros que acreditam que apesar do imenso trabalho e transformação feita até aqui, a nossa terra merece ainda mais e melhor”. E deixou a garantia que a sua equipa “será capaz de liderar este município com a competência, com a visão e proximidade que os poveiros merecem. O PSD da Póvoa de Varzim não é feito somente de ideologia, mas essencialmente de pessoas e de poveiros”.
Para a candidata “governar não é mandar, é escutar, decidir em conjunto, é envolver as pessoas nas escolhas que afectam o seu dia-a-dia”. Por isso, desde Fevereiro “ouvi todas as freguesias, todas as comunidades, todas as populações. E cumprindo o que disse então, que depois de juntar todos os contributos que as pessoas fizeram questão de nos fazer chegar, iríamos apresentar o nosso programa a todo o concelho”.
Andrea Silva disse querer “uma Póvoa que saiba crescer com equilíbrio, que crie oportunidades para os jovens, que continue a cuidar dos mais velhos, que promova emprego, que atraia investimento, mas que nunca esqueça as suas tradições e a sua identidade cultural”.
Depois de falar da obra feita, de projectos já desenvolvidos, quer a nível social, desportivo, habitacional ou educativo, revelou que se vencer as eleições assumirá “o pelouro da Educação” e lembrou que já estão em andamento “vários projectos de requalificação das nossas escolas”. Mas foi mais longe e anunciou “a ampliação do Parque da Cidade e avançar para a terceira fase”. Com a inauguração do Póvoa Arena “haverá a necessidade de instalarmos mais capacidade de estacionamento”, e revela ter “um projecto inovador e arrojado à semelhança daquele que foi feito há uns anos atrás na Avenida Mouzinho. Pretendemos também fazer um projecto de parque de estacionamento com cerca de 550 lugares para apoio à zona balnear e ao Póvoa Arena na Avenida Santos Graça”.
Numa das muitas medidas apresentadas para os jovens, destaque para a criação de “um novo espaço multimédia com equipamentos para que os nossos jovens possam gravar vídeos, podcasts, bandas de música, no Fórum Eça de Queiroz que irá ser feito”.
Andrea Silva comprometeu-se com a apresentação dos candidatos do PSD às Juntas de Freguesia e em cada uma delas, anunciar os projectos que pretende desenvolver durante o mandato a que se propõe.
Por: José Peixoto