“Cidade para/com Crianças”: conversa sobre o futuro das cidades e o papel das crianças neste processo
Refletir sobre como tornar a cidade mais inclusiva, saudável, segura e participativa para as crianças, desde os seus espaços urbanos até às suas políticas públicas: no dia 25 de janeiro, às 21h00, na Biblioteca Municipal, o Bloco de Esquerda vai realizar a conversa "Cidade para/com Crianças".
A conversa sobre urbanismo, saúde mental, cidadania, mobilidade e educação irá contar com Andreia Teixeira e Carlos Gomes de Sá, assistente social e diretor do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, respetivamente; Manuel Sarmento, diretor do Programa de Doutoramento em Estudos da Criança e do Departamento de Ciências Sociais da Educação da Universidade do Minho; Marisa Matias, investigadora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; e Sara Cortesão, aluna do 8º ano na Escola Básica de Aver-o-Mar. A moderação será de Sara Miguel, psicóloga e co-fundadora da cooperativa Ser Natureza, um projeto educativo que promove o bem-estar através da integração da natureza e dos animais.
Andreia Teixeira e Carlos Gomes de Sá promovem a inclusão social de crianças de 27 nacionalidades no Agrupamento de Aver-o-Mar através do projeto "Aver-o-Mundo", que envolve pais, alunos, pessoal docente, não docente.
Marisa Matias tem dedicado a sua investigação à articulação trabalho-família, ao burnout_ parental e às suas consequências e a compreender como, num contexto em que uma visão tradicional das mulheres e da maternidade é altamente endossada, os casais de duplo-emprego mantêm os seus múltiplos investimentos no trabalho, relações intimas e relações parentais e, ainda, quais impactos nas decisões de (não) ter (mais) filhos.
Manuel Sarmento defende que as crianças devem ser cidadãs ativas, enfatizando a importância de as integrar no processo democrático e reconhecendo a sua capacidade de participar das decisões que afetam as suas vidas.
Sara Cortesão é uma jovem de 13 anos que frequenta o Clube de Comunicação e de Robótica da sua escola, pratica ballet e piano e pertence à Associação Ethos, Pathos, Logos.
Todos/as estão convidados/as a participar nesta conversa e a pensar o direito à cidade.