Voz da Póvoa
 
...

CDU Critica Determinações da Câmara em Relação às Festas de São Pedro

CDU Critica Determinações da Câmara em Relação às Festas de São Pedro

Política | 23 Junho 2020

Em comunicado enviado às redacções, a comissão política local da CDU critica as determinações da Câmara Municipal em relação às Festas de São Pedro:
 
O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim anunciou um conjunto de medidas restritivas para as Festas de S. Pedro que, segundo o próprio, vão ao encontro das orientações da Direcção Geral de Saúde.

Para a CDU, se há medidas que se justificam para evitar grandes aglomerados de pessoas, há outras que pecam por excesso e são desproporcionais, ainda por cima numa situação de cumprimento generalizado por parte da população.

Num quadro em que há várias semanas não há registo de focos e/ou cadeias de transmissão da doença de COVID-19 na Póvoa de Varzim (e Vila do Conde), o Presidente da Câmara e o PSD, com o apoio dos Vereadores do PS, vêm apresentar um conjunto de medidas perante uma população que tem dado o exemplo, prejudicando negócios e a liberdade dos poveiros.

Como acima se referiu, medidas que impeçam ou desmotivem grandes aglomerados são razoáveis face ao problema de saúde pública que enfrentamos, já outras medidas que sendo exageradas, suscitam dúvidas quanto a sua pertinência e até quanto à sua legalidade. Impedir que as famílias possam instalar um pequeno grelhador para sinalizar o São Pedro, mesmo que simbolicamente, é exagerado e não tem justificação do ponto de vista de saúde pública.

O mesmo em relação ao comércio tradicional, cafés, restaurantes e similares, ainda para mais no último sábado do mês, que em muito poderia contribuir para minimizar meses de prejuízos.

Nestas duas situações, o que deveria existir seria um apelo ao cumprimento das regras, sempre com o apoio das autoridades, cuja intervenção deve continuar a ser de esclarecimento e de consciencialização no caso de ajuntamentos injustificados.

Não desvalorizando a realidade que o surto impõe e o contexto que o país tem enfrentado, não nos parece que o caminho de alarmismo, disseminação do medo e restrições extremas sirvam a uma retoma de normalidade que se pretende. A CDU entende que a população da Póvoa de Varzim teria o bom senso e o cuidado necessário para, celebrando o São Pedro mesmo que simbolicamente, tenha o cuidado necessário para salvaguardar a saúde e o bom nome do nosso concelho.

Póvoa de Varzim, 22 de Junho de 2020

CDU – Póvoa de Varzim

partilhar Facebook
Banner Publicitário