Voz da Póvoa
 
...

Carta Aberta ao Presidente da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim

Carta Aberta ao Presidente da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim

Política | 6 Abril 2025

 

CARTA  ABERTA

Ao Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim

Já não bastava ter-se perdido a oportunidade de recuperar os critérios positivos do Plano de Urbanização de 1948, que previa sabiamente a criação do Parque da Cidade a norte, no Alto de Martim Vaz até Aver-o-Mar, nem a possibilidade de criar um espaço verde de descompressão numa das zonas da cidade mais densamente construídas, assiste-se agora, ao inopinado corte das vetustas tílias existentes à margem da Av. Vasco da Gama, junto ao Póvoa Arena em construção.

Apesar de prevista a sua manutenção no Projeto de Arranjos Exteriores da Arena da Póvoa de Varzim, a mesma maioria política que o aprovou fez exatamente o seu contrário. Inopinadamente, sem aviso prévio, num evidente o prejuízo para a cidade e para as pessoas.

Num tempo em que, cada vez mais, as melhores cidades europeias, como Paris, se dedicam à criação de espaços verdes com qualidade paisagística, valorizando a sombra, a qualidade e a temperatura do ar e as questões relacionadas com a acústica, esta atitude própria de uma mentalidade caduca é contra a cidade amiga do ambiente, é contra as pessoas.

É incompreensível e reprovável a política troca-tintas, assente na traição nada democrática do facto consumado, negando o que antes aprovou como critério da alegada humanização dos espaços, como se vê nas peças desenhadas (onde surgem identificadas as árvores existentes) e se refere na Memória Descritiva e Justificativa do projeto.

Só faltava arranjar inopinadamente e à pressa uma qualquer esfarrapada explicação fitossanitária para justificar esta matança escondida. Porque, toda a gente, aqueles que ali passam todos os dias, sabem que seria mais uma mentira.

A maioria PSD no Executivo e, designadamente, o Sr. Presidente da Câmara, revelando uma escandalosa falta de sensibilidade urbanística e uma atrevida falta de respeito pelos cidadãos que acreditaram no projeto que apresentaram, revelam a mentalidade antiga e autista que importa denunciar. E mudar, em nome da cidade sustentável, amiga do ambiente que queremos que seja a Póvoa de Varzim.

Aqui fica a minha posição política de repúdio pela negação da cidade com árvores e a mais um entorse à Democracia que por aqui se insiste em praticar.

Solicito que esta tomada de posição seja comunicada aos restantes membros da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim, ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim e à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Com os melhores cumprimentos,
j.j.silva garcia, arquitecto, eleito para a Assembleia Municipal na lista do Partido Socialista

“(…) Procurou-se também ir ao encontro de um espaço com escala humana e a humanização de toda a envolvente, confrontados com a massa dos edifícios que a domina e do edificado que a envolve. Nesse sentido, preservaram-se, tanto quanto possível, as árvores existentes, tílias de grande porte, sobretudo, e introduziram-se novas árvores, bem como novos canteiros e vasos que se pretendem floridos, com flores brancas de preferência. (…)”

Arranjos Exteriores da Arena da Póvoa de Varzim. Memória Descritiva e Justificativa. 16.10.2024
VHM

partilhar Facebook
Banner Publicitário