Voz da Póvoa
 
...

Candidato da CDU à União de Freguesias Aver-o-Mar, Amorim e Terroso

Candidato da CDU à União de Freguesias Aver-o-Mar, Amorim e Terroso

Política | 16 Julho 2021

Rui Lopes é o candidato da CDU - Coligação Democrática Unitária - PCP-PEV à União de Freguesias Aver-o-Mar, Amorim e Terroso.

A apresentação pública do candidato ocorreu na quinta-feira, dia 15 de Julho, na Travessa do Rio Esteiro com a Rua António Santos, em Aver-o-Mar e contou com a presença de Jorge Machado, candidato da CDU à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Rui Lopes, 47 anos, é gestor de vendas e membro da Comissão Concelhia da Póvoa de Varzim do PCP. Na sua apresentação como Cabeça de lista da CDU à União de Freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso, fez a seguinte declaração:

Minhas Senhoras e meus Senhores, É, para mim, uma grande honra o convite que a CDU me fez para encabeçar a lista à Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso.

É uma honra, mas ao aceitar o convite é também uma grande responsabilidade que assumo ao dar a cara e voz por uma coligação política que ao longo de décadas tem desenvolvido um trabalho notável ao nível autárquico, quer nas demais Câmaras em que está em maioria, quer onde está na oposição. Para nós ser oposição não é ser do contra, pois não só nos sentimos na obrigação de estudar os problemas como de apresentar propostas e soluções alternativas, quando é caso disso. Valorizamos, quando é de valorizar, todo o trabalho desenvolvido ao nível do poder local, independentemente de quem o promove. Esta é a posição de sempre da CDU, a nível nacional e também aqui no concelho da Póvoa de Varzim ou das freguesias de Aver-o-mar, Amorim e Terroso.

É uma grande honra e responsabilidade, mas também com algum orgulho que abraço este desafio, pois nascido e criado na Póvoa, é por opção que há mais de 20 anos eu e a minha família vivemos em Aver-o-mar e onde, hoje, também tenho a minha base de trabalho para o mundo. Viemos viver para Aver-o-Mar porque estudei nesta freguesia os meus primeiros, e mais importantes, 4 anos de estudante, porque conheço as praias e o mar de Aver-o-Mar, á superfície e mesmo nas suas profundezas e quero-vos dizer que não é comparável com as praias e o mar da Póvoa. A relação dos agricultores e sargaceiros de Aver-o-Mar é de uma complexidade e riqueza que sabemos valorizar.
 
Aqui a terra e o mar vivem em perfeita comunhão. É por isso, que apesar dos inúmeros crimes urbanísticos praticados nas últimas décadas, gosto de viver aqui e me sinto ligado a esta gente de quem desde pequeno ouvi o meu pai falar, pois durante muitos anos exerceu a sua actividade profissional no Centro de Saúde Local (Casa dos Pescadores).
Meus Senhores e minhas Senhoras,

Depois desta pequena nota pessoal que certamente compreenderão e respeitarão, pois é também por estes valores que aceitamos participar na vida política, vamos então falar um pouco da política dura e crua.

Somos candidatos à Assembleia de uma unidade de três freguesias porque isso nos é imposto, pela nossa parte sempre fomos contra a agregação/extinção das freguesias, por vontade do PCP já teria sido dada a voz ao povo de cada freguesia para que decidisse sobre o futuro da sua freguesia, não foi esse o entendimento da maioria das outras forças politicas o que lamentámos.

O que estranhamos foi a posição do actual senhor Presidente da Junta, que em entrevista a um jornal local, no dia 12 de maio de 2021, disse:

“Neste momento temos a união solidificada pelo que não vejo nenhum benefício para a sua desagregação. Por parte da população não tenho notado contrariedade nem vontade de desagregar”.

Como sabemos o Senhor Presidente da Junta já mudou de força política, aconchegando-se ao poder, mas agora também mudou de posição, pois em devido tempo as respectivas assembleias de freguesia pronunciaram-se claramente e de modo fundamentado contra a sua agregação. Se quer falar em nome do povo é esta posição que deve defender até que seja dada novamente oportunidade às populações para se pronunciarem.

Meus Senhores e minhas Senhoras,

No nosso concelho há uma questão de fundo que não podemos deixar de abordar pois ela condiciona todo o trabalho e as possibilidades de actuação das Juntas de Assembleia de Freguesia: De forma premeditada o PSD não dá meios financeiros e humanos às Freguesias para que estas possam desenvolver as suas competências que legalmente lhes estão atribuídas. As receitas concretas das Freguesias dão apenas para as despesas correntes e às vezes nem isso, o que implica que para fazerem qualquer investimento tenham que andar de mão estendida ao Presidente da Câmara e , na prática, é ele que decide como, o quê e quando as coisas se fazem.
É ao povo de Aver-o-Mar e não ao Presidente da Câmara que compete decidir o que se deve fazer nos terrenos do velho campo de futebol. Um espaço ajardinado e de lazer parece-nos boa ideia. A nossa marginal que é lindíssima precisa de ser valorizada e melhorada em partes significativas do seu percurso. Uma parte de Aver-o-Mar tem nitidamente uma estrutura urbana, citadina e precisa de respostas nesse âmbito, como por exemplo, parques de estacionamento, melhorar o pavimento e o perfil de várias ruas. O novo complexo desportivo deve estar ao serviço das populações e com custos de manutenção que sejam comportáveis.

Em Terroso, ainda há problemas graves de saneamento que podem passar por uma ligação directa à Póvoa, e o que é inaceitável no século XXI, ruas que ainda não têm água potável. Concluir as obras de ligação de Terroso a Amorim, requalificar o lugar do Pé do Monte de interesse turístico relevante, enterrar as instalações eléctricas nalgumas zonas e discutir finalidades a atribuir à requalificação da antiga escola primária.

Em Amorim, o alargamento do cemitério é uma urgência há muito reclamada pela população. Há várias obras de melhoria de arruamentos que necessitam de avançar como é o caso da rua que vai da Gruta do Fado à Rua da Aldeia Nova, da ligação da Aldeia Nova ao Minipreço, do alargamento da rua da Póvoa melhorando o acesso à Zona Industrial e a pavimentação da Rua António Martins Torres.

Meus Senhores e minhas Senhoras,

Mas nem só de obras vive uma autarquia. Assim como há aqui alguns anos estivemos ao lado das populações na defesa do Centro de Saúde de Aver-o-Mar e contra a quase completa desactivação da unidade de Amorim, continuaremos a batermo-nos para que toda a população destas três freguesias tenham acesso a serviços de saúde de qualidade.

É lamentável que a nossa Junta não tenha tido outro protagonismo numa questão que se não fosse a CDU através do seu eleito na Assembleia Municipal quase teria passado ao lado da nossa Câmara, estamos a referimo-nos à necessidade de criar uma rede de transportes públicos de concelhia, que promova e efective ligações das freguesias à cidade e ao metro, continuar a lutar pelo fim das portagens na A28, a recente redução dos preços das portagens, embora insignificante, é um sinal de que a luta vale a pena.

A Cultura não pode estar concentrada na cidade, as populações das freguesias podem e devem ter acesso à produção e usufruto cultural.

Por todas estas razões, a CDU tem como objectivo para estas eleições, a eleição de pelo menos um representante na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso.

Viva a CDU, contamos contigo!

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário