Voz da Póvoa
 
...

Câmara Avança com Reabilitação do Bairro de Nova Sintra

Câmara Avança com Reabilitação do Bairro de Nova Sintra

Política | 19 Março 2023

 

Na Reunião de Câmara, de 13 de Março, foi aprovada a abertura de concurso público para a reabilitação da zona envolvente do Bairro de Nova Sintra pelo preço base de 2 milhões e 270 mil euros, dos quais cerca de 1 milhão e 633 mil euros terá apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Depois de adjudicada, a obra deverá ficar concluída num prazo de 12 meses.

No final da reunião, Aires Pereira destacou a intervenção no Bairro de Nova Sintra que “será bastante alargada, tratando-se de um investimento de cerca de 2,2 milhões de euros, no âmbito de uma candidatura a um fundo das Comunidades desfavorecidas. A ideia passa por voltar a dar qualidade e dignidade àquele espaço, acompanhado, dentro deste projecto de integração, a criação de um centro ocupacional para idosos, no seguimento da mudança do Instituto Maria da Paz Varzim da Praça do Almada para a escola do Bairro de Nova Sintra que aconteceu no ano passado”.

Segundo o Presidente da Câmara, o projecto pretende reabilitar toda a área pública, “o melhoramento dos passeios, ruas, com uma grande componente lúdica sob o ponto de vista de utilização pedonal e a colocação de equipamentos de utilização comum para todas as pessoas. É uma área ainda grande que está, fruto dos anos que tem, com algum estado de degradação, mas tudo será recuperado”.

No parque de lazer do Bairro, “vai manter-se o desporto, e ser o recreio das crianças que frequentam a Maria da Paz Varzim. Vamos tornar aquele espaço num espaço mais aberto, com menos redes e menos vedações”.

Aires Pereira acredita que aberto o concurso, “dentro de 90 dias será revelada a empresa a quem será adjudicada a obra”.

Esta proposta mereceu a aprovação do PS, tendo o vereador João Trocado, reconhecido que “a obra irá requalificar o Bairro de Nova Sintra à semelhança do que aconteceu no Bairro dos Pescadores. Será tudo renovado, inclusive os espaços de jogo e de recreio que lá existem, vão ser reformulados. A bancada que lá existe vai ser demolida e vai ser feita uma mais pequena, com menor impacto. Vai haver alterações no sentido de trânsito e na forma como se circula”.

O executivo aprovou também a adesão do Município à Federação Europeia de Sítios Cluniacenses, tendo sido nomeado o Vice-Presidente e Vereador da Cultura, Luís Diamantino, como representante da Póvoa de Varzim nesta Federação. Esta instituição também presente em Rates pela relação desta vila com os Caminhos de Santiago.

Há também a registar a aprovação de um protocolo de colaboração com o Turismo de Portugal, no âmbito do Programa Formação + Próxima, com a participação da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, e a colaboração da Escola dos Serviços, a fim de capacitar os colaboradores do sector do turismo em regime presencial e à distância. “É um protocolo gratuito, mas que irá elevar a formação das pessoas que estiverem interessadas e que tenham um relacionamento directo com o turismo na Póvoa de Varzim, que acrescente valor”, resumiu Aires Pereira.

Por último, o Executivo Municipal aprovou um Protocolo de Colaboração Institucional, proposto pela Direção-Geral da Autoridade Marítima, a celebrar com o Clube Naval Povoense, que visa enquadrar relações de cooperação, na utilização de espaços integrados na nova Marina do Porto da Póvoa de Varzim.

A Reunião de Câmara incidiu na utilização de fundo do PRR, tendo João Trocado destacado “a adesão do município a um grupo de acção local de pesca litoral rural, onde estão os municípios de Vila do Conde e de Matosinhos, e que permite às empresas do sector da economia do mar nomeadamente, mas não só, do sector da pesca e da aquacultura e outros sectores, aderir e fazer pequenos projectos para aceder a estes fundos do PRR”.

Uma outra deliberação relacionada com o PRR foi a “contratação de serviços para a gestão do Plano de Intervenção nas Comunidades Desfavorecidas, uma candidatura que tem por base a Área Metropolitana do Porto, e que o município da Póvoa já tem vindo a executar, tendo aberto agora um concurso para a contratação de uma equipa que vai fazer a monitorização, a gestão global do plano e a avaliação do seu impacto nas comunidades desfavorecidas. Neste ponto, nós discordamos da forma como o concurso foi lançado. Entendíamos que estas cinco pessoas que vão entrar para trabalhar este tema deveriam ter sido contratadas directamente pelo município durante este período em que vigora a aplicação destes fundos e não através de uma empresa de cedência de pessoal”, concluiu o Vereador socialista.

partilhar Facebook
Banner Publicitário