Voz da Póvoa
 
...

Câmara Auxilia Refugiados e Atribui Apoios a Associações e Clubes

Câmara Auxilia Refugiados e Atribui Apoios a Associações e Clubes

Política | 9 Abril 2022

Na reunião do Executivo Municipal do dia 5 de Abril, foi revelado que o Gabinete de Atendimento ao Imigrante da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim já recebeu 123 pedidos de apoio temporário de cidadãos ucranianos.

“Temos 123 pessoas a quem estamos a prestar apoio, que estão instalados nos mais diversos espaços, sendo que as crianças já estão nas escolas. Temos duas turmas de português já a funcionar”, disse Aires Pereira.

O Presidente da Câmara destacou também a disponibilidade das associações locais, em integrar os meninos e jovens, “quer na área desportiva quer na área cultural. Algumas pessoas, também manifestaram disponibilidade de cedência de espaços, quer de apartamentos quer de alojamentos locais”.

Por seu lado, João Trocado, vereador socialista, fundamentou sobre os cidadãos ucranianos que chegam à Póvoa de Varzim, “são pessoas que já vêm com uma ligação aos concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, quer seja por laços familiares ou por conhecerem alguém residente nesta região. Algumas pessoas têm qualificações superiores e está a ser mais fácil encontrar resposta a nível de emprego”, salientando o facto da Câmara Municipal admitir em breve “uma veterinária ucraniana que mostra ter competências”.

Durante a Reunião de Câmara foi aprovada a atribuição de apoios à Banda Musical da Póvoa de Varzim; Capela Marta; Ethos, Pathos, Logos; Varazim Teatro; Cineclube Octopus; Vikings; Póvoa Futebol Clube; Atlético da Póvoa; Clube Naval Povoense; Póvoa Futsal Clube; Varzim Sport Club; Rangers da Póvoa Clube Paintball; Aver-o-Mar Futebol Clube; C.D.C. Navais, e Centro Social Bonitos de Amorim. Para a Associação Cultural e Recreativa da Matriz, foi aprovado um apoio de 385 mil euros, para adaptação a um programa de Casas Mortuárias para a Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, e ainda um apoio de 65.711,22 euros, ao Centro Social e Paroquial de Navais, para viabilizar o licenciamento de obras de edificação de uma futura Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI).

Foi igualmente aprovada pelo Executivo a adjudicação, por um ano, mas renovável até ao limite de três anos, da aquisição de serviços de manutenção e conservação do Complexo Desportivo Municipal do Parque da Cidade e de alguns espaços verdes públicos do concelho da Póvoa de Varzim.

No final da Reunião, sobre a situação do aterro da Resulima em Paradela, muito próximo das freguesias de Rates e Laúndos - cujas populações vêm se queixando dos maus cheiros amplamente sentidos e agravados - Aires Pereira garantiu que “contactou a vice-presidente da Comissão de Coordenação de Região Norte, responsável pela fiscalização deste equipamento, que desde logo se disponibilizou para ser feita uma inspecção ao local com as diversas entidades que envolvem o acompanhamento destas licenças, nomeadamente a APA, a própria CCDR, que é quem tem a tutela da fiscalização, e o SEPNA. Fruto das nossas pressões, já recebemos uma informação da Resulima dando nota que tomou algumas medidas atenuadoras”.

O Edil revelou ainda que a questão está a ser tratada “sob o ponto de vista jurídico para se eventualmente esta situação não se resolver e o aterro não operar de acordo com as condições de licenciamento, podermos tomar diligências judiciais”.

Também João Trocado refere que o seu partido “está solidário com a população. Estive no local este fim-de-semana e falei com as pessoas que moram mais perto do aterro. Constatei a situação e manifestei a minha solidariedade e interesse pela resolução deste problema”. E conclui: “A Câmara Municipal irá aguardar o relatório da inspeção para decidir o que fazer a seguir. A análise técnica terá de ser feita e depois cá estamos para debater o que fazer”.

partilhar Facebook
1206/IMG_0056.JPG
1206/IMG_0034.JPG
1206/IMG_0023.JPG
1206/IMG_0024.JPG
Banner Publicitário