O Bloco de Esquerda da Póvoa de Varzim enviou um comunicado às redacções onde afirma que na cidade estima-se a existência de “um número considerável de colónias de animais de rua, principalmente felinos. A maioria destas colónias de felinos é cuidada através da acção diária e permanente de pessoas que - com os seus próprios meios - alimentam e recorrem a serviços veterinários, sem qualquer tipo de apoio. A maioria destas pessoas cuidadoras desempenha também um papel essencial no programa CED, pela sinalização, captura e/ou cuidado das colónias”.
Ainda, segundo o Bloco em contacto com activistas locais e pessoas preocupadas com as causas da protecção animal, os seus membros promoveram “vários encontros (entre as quais a conversa CIDADE para/com BICHOS), e tendo auscultado a comunidade propôs em Assembleia Municipal a implementação de um Regulamento Municipal de Cuidadores de Colónias de Gatos, a criação de um Banco Alimentar Animal Municipal e a promoção de campanhas de sensibilização para o papel das e dos cuidadores de animais errantes - propostas estas chumbadas pelos deputados municipais do PSD”.
Por isso, em conformidade com o seu compromisso “para com uma Póvoa para/com todas e todos - incluindo os animais - e, como tal, para com políticas municipais de bem-estar animal, o Bloco continua o seu trabalho na lembrança do quão essencial é o trabalho das pessoas que cuidam das colónias de animais errantes no nosso concelho. De forma a mais eficientemente promover a sua atuação, criámos um formulário para que -- com o contributo da comunidade - possamos identificar colónias, pessoas cuidadoras e cidadãs e cidadãos consternados com as questões do bem-estar animal (e em conjunto continuarmos na sua defesa)”.
O Bloco de Esquerda deixa ainda a seguinte proposta: “Se sabe de uma colónia de gatos em algum lugar de uma das freguesias do concelho, pode aceder ao formulário através: forms.gle/YgJb3v69ovBb8w5y8. Continuemos - em conjunto -- a lutar por uma Póvoa mais amiga dos animais!”
Fotos: arquivo AVP