Voz da Póvoa
 
...

BE alerta para o 'fim' do parque de campismo do Rio Alto

BE alerta para o 'fim' do parque de campismo do Rio Alto

Política | 9 Setembro 2022

 

O Bloco de Esquerda da Póvoa de Varzim, através do deputado municipal Marco Mendonça, endereçou, esta sexta-feira, um conjunto de perguntas, ao executivo municipal da Póvoa de Varzim, sobre o fim da concessão de gestão por parte da ORBITUR do parque de campismo do Rio Alto. 

O BE recorda que, “o parque de campismo do Rio Alto foi uma compensação da atribuição da concessão de jogo que permitiu, à então, SOPETE - Sociedade Poveira de Empreendimentos Turísticos, S.A, edificar no concelho da Póvoa de Varzim vários investimentos no desenvolvimento turístico, além do parque de campismo, a Estalagem de São Félix, Hotel Santana, Estalagem de Santo André, campo de golfe entre outras estruturas relevantes.

Em nota enviada às redacções, o Bloco de Esquerda da Póvoa de Varzim diz ter “recebido várias denúncias por parte de utilizadores do parque de campismo do Rio Alto, situado na freguesia da Estela, de estarem a receber cartas de rescisão de contratos das parcelas de permanência, devido à cessação de gestão do parque, por parte da ORBITUR – Intercâmbio de Turismo SA, com efeitos a partir do dia 30 de setembro do corrente mês. No nosso entender, pode estar em causa o possível encerramento do parque de campismo do Rio Alto que será uma perda irreparável para o nosso concelho, é a única infraestrutura turística deste tipo, que ano após ano tem trazido à Póvoa de Varzim milhares de turistas”.
 
Segundo as denúncias recebidas, “o encerramento do parque de campismo poderá ser permanente e dar lugar à construção de uma unidade hoteleira. Devido a estas dúvidas o Bloco de Esquerda questionou o executivo municipal, liderado pelo Eng. Aires Pereira, a fim de serem esclarecidas”.

O Bloco acrescenta que pretende saber se “o executivo tem conhecimento da situação, se tomou alguma diligência para manter o parque de campismo ativo e se deu entrada algum pedido de licenciamento de edificado no terreno do parque de campismo ou nos terrenos contíguos”.

O parque de campismo situa-se numa zona onde as taxas de erosão anuais exibem valores moderados a elevados, segundo relatório programa da orla costeira Caminha – Espinho, de 28 de janeiro de 2021, anexo IV. 

Nota: Carta recebida, por parte da ORBITUR, por um utente do parque de campismo do Rio Alto. 

partilhar Facebook
Banner Publicitário