Voz da Póvoa
 
...

Autarquia Constrói em Aver-o-Mar um Novo Complexo Desportivo

Autarquia Constrói em Aver-o-Mar um Novo Complexo Desportivo

Política | 20 Abril 2021

Autarquia Constrói em Aver-o-Mar um Novo Complexo Desportivo

Na reunião de Câmara de terça-feira, foi aprovada por unanimidade dos vereadores do PSD e PS a abertura de concurso público para o início da construção do novo Complexo Desportivo de Aver-o-Mar, adequado à prática de desporto amador, em terrenos localizados na Rua da Carreira da Boucinha. O investimento da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, ronda 2 milhões de euros e é composto por um campo de futebol de onze e por um edifício de apoio às actividades desportivas. Numa segunda fase, segundo Aires Pereira, “será construído o campo de futebol de sete”. A adjudicação e as obras deverão arrancar dentro de dois meses.

O Executivo Municipal decidiu também atribuir um subsídio de 300 mil euros ao Centro Social e Paroquial de Navais (CSPN), para aquisição do terreno para a futura construção de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI). O “Centro Residencial Divino Salvador” localizar-se-á na Travessa do Freijó na freguesia de Navais (em frente às atuais instalações do CSPN). Esta nova valência vai oferecer as respostas sociais há muito desejadas pela comunidade, com uma capacidade total de 90 vagas: 40 das quais em ERPI, 25 vagas no Centro de Dia e 30 vagas em Serviço de Apoio Domiciliário.

A reunião serviu também para aprovar a atribuição de subsídios às seguintes associações: 100 mil euros ao Varzim Sport Club; 35 mil euros ao Rotary Club da Póvoa de Varzim para apoio à manutenção da Universidade Sénior e bolsas de estudo a alunos poveiros que frequentam o Ensino Superior; cerca de 14 mil euros à Associação de Amizade de São Pedro de Rates com vista a financiar a realização de obras de reparação do teto do seu Salão de Artesanato, que foi destruído pelo temporal; 8 mil euros vão ser atribuídos no âmbito do contrato-programa de desenvolvimento desportivo entre o Município e o Aver-o-Mar Futebol Clube; 3600 euros ao Grupo Operacional de Busca e Salvamento; 3 mil euros ao Clube de Atletismo da Póvoa.

Se juntarmos aos apoios agora atribuídos, os 300 mil euros anteriormente disponibilizado pela autarquia a cerca de 14 associações locais do sector desportivo e cultural, chegaremos aos 464 mil euros.

Outro importante momento da reunião do Executivo Municipal, que mereceu a aprovação por unanimidade, foi a atribuição do suplemento de penosidade e insalubridade a 85 funcionários do Município, das áreas de recolha e tratamento de resíduos e de efluentes, higiene urbana, saneamento, procedimentos de inumações, exumações, trasladações, abertura e aterro de sepulturas. O suplemento foi afixado no valor máximo de 4.09 euros dia e os trabalhadores em causa, vão recebê-lo já com efeitos retroactivos ao início do mês de Janeiro.

Miguem Fernandes, vereador do PS não deixou de manifestar a importância da atribuição do suplemento de penosidade e insalubridade, “são profissões que tem o seu risco e devem ser compensados os seus executantes”.

Foi também decidido celebrar um Protocolo com a Agência para a Modernização Administrativa, tendo por objecto a instalação de um novo Espaço Cidadão no Centro de Atendimento Municipal, que deverá ser inaugurado brevemente.

 

partilhar Facebook
746/009.jpg
326/014.jpg
Banner Publicitário