Voz da Póvoa
 
...

Assembleia Municipal em Videoconferência Entrou na Casa dos Poveiros

Assembleia Municipal em Videoconferência Entrou na Casa dos Poveiros

Política | 27 Fevereiro 2021

Não há memória, mas a história contará um dia o inédito da razão que levou a primeira sessão da Assembleia Municipal de 2021, a realizar-se por videoconferência, com recurso à plataforma Zoom e que chegou ao público no canal Youtube, recurso que se tornou possível devido ao estado de Emergência decretado pelo Governo. Para que conste, a 25 de Fevereiro.
Quanto ao seu percurso, não foi muito diferente do habitual, apenas dizer que à excepção do Presidente da Assembleia Municipal, Afonso Pinhão Ferreira e do Presidente da Câmara, Aires Pereira, que se encontravam no Salão Nobre da Autarquia, todos os deputados municipais e presidentes de Junta das freguesias participaram das suas casas ou sedes da Junta.
 
Todos os pontos da agenda e propostas apresentadas pelo Executivo Camarário foram aprovados. Por outro lado a maioria PSD chumbou uma proposta do PS, que desejava ver aprovada em Assembleia a sua proposta para a transmissão digital das reuniões com a presença dos deputados.

No final da Assembleia, Aires Pereira disse em conferência de imprensa Online, que é uma questão que poderá ser avaliada mas apenas “no próximo mandato”. E acrescentou que “há pontos de vista diferentes da forma de como isso deve acontecer”, no entanto “nada substitui o contacto directo das pessoas, mas acho que no próximo mandato, quem cá estiver, pode e deve voltar a ponderar se há ou não lugar à transmissão por meios digitais do que se está a passar na sala, na Assembleia”.

Antes do período da ordem do dia, foram vários os deputados que fizeram intervenções, aproveitando o facto de a Assembleia estar a ser transmitida. Entre outros assuntos foi abordado o Plano Estratégico 2020-2030 um documento, de natureza abrangente e transversal, que pretende traçar e fortalecer a identidade poveira para a próxima década.

Recordamos que o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim decidiu abrir a versão original para discussão pública, possibilitando a empresas, associações e aos poveiros em geral contribuir com ideias e opiniões no sentido de melhorar o plano. Dentro de algumas semanas deverá ser publicada a versão final do Plano Estratégico.

Destaque também para o agradecimento do Presidente da Junta da União de Freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso, Carlos Maçães, em relação à disponibilidade do Município para fortalecer o combate à pandemia, desta vez cedendo o espaço, apoio logístico e funcionários municipais para fazer funcionar em pleno o Centro de Vacinação do ACeS no Centro Ocupacional de Aver-o-Mar, na Escola do Cruzeiro, onde só numa semana já foi possível vacinar 2000 pessoas.

Com os consecutivos Estados de Emergência e o agravar dos números da pandemia, que nas últimas semanas estão a baixar, a actividade da Varzim Lazer ficou praticamente suspensa e sem receitas. Esta realidade levou a Assembleia Municipal a aprovar a celebração de um Contrato-programa que define um apoio até 900 mil euros, destinado a manter os postos de trabalho e respectivos salários.

Foi também aprovada a reprogramação do PPI 2021 e da repartição de encargos decorrentes do contrato da remodelação e ampliação da Escola das Machuqueiras, na freguesia de Laúndos.

 

 

partilhar Facebook
742/Ass_MPVZ.jpg
556/CMPV-RS0-0043.jpg
Banner Publicitário