Na primeira Reunião de Câmara do ano 2025, realizada a 7 de Janeiro, foi aprovada a adjudicação da obra dos arranjos exteriores do Póvoa Arena, a Alexandre Barbosa Borges, S.A. empresa que tem a seu cargo a construção do pavilhão multiusos, pelo valor de 1 milhão e 750 mil euros (mais IVA).
Esta empreitada engloba a requalificação geral da área envolvente ao pavilhão multiusos “Póvoa Arena”, nomeadamente a substituição de todas as infraestruturas enterradas, a demolição e repavimentação dos pisos existentes na área de intervenção, a implantação de novas colunas de iluminação pública e de novos equipamentos de mobiliário urbanos, mas também a arborização e ajardinamento de algumas áreas, incluindo todos os fornecimentos e demais trabalhos adicionais.
Aires Pereira revelou que entre os três concorrentes que participaram no concurso, foi escolhida a melhor proposta, “cerca de 140 mil euros abaixo do preço-base, tendo 120 dias como prazo de execução da obra”. Como a inauguração está prevista para Junho, possivelmente no Dia da Cidade, o Presidente da Câmara pretende que os trabalhos possam arrancar já em Fevereiro.
Concluído todo o processo de aquisição do edifício que pertencia à Obra de Santa Zita, a Câmara Municipal já elaborou um projecto de forma a proceder às obras necessárias para a instalação de serviços do Município e da criação e funcionamento das valências de Creche e de Jardim-de-Infância. O investimento ronda os 4 milhões de euros (2.6 milhões para a instalação de serviços do Município e 1.3 milhões para as valências de Creche de Jardim de Infância).
O Executivo aprovou as tarifas de Tratamento de Resíduos Sólidos a cobrar pela Lipor ao município no corrente ano, aproximadamente 300 mil euros.
Foram também aprovadas as Normas de Funcionamento do Fundo Local de Emergência Social (FLES), que definem as condições de acesso à atribuição de apoio financeiro excepcional e temporário a famílias carenciados, em reconhecida situação de emergência social, residentes e recenseados no concelho da Póvoa de Varzim, no âmbito do FLES, para apoio de carácter imediato, pontual, durante o ano de 2025. Este Fundo tem uma dotação inicial de 150 mil euros, geridos em função das necessidades ao longo do ano. Se necessário for, pode vir a aumentar.
Aires Pereira propôs em Reunião de Câmara dois votos de pesar pelo falecimento dos antigos Presidentes de Junta da Póvoa, Benjamim Morim e Alberto Fernandes da Silva. O Município da Póvoa de Varzim “apresenta às respectivas famílias a expressão do seu mais sentido pesar”.