
Doze anos depois, Armindo Ferreira regressa à presidência da Junta de Freguesia de São Pedro de Rates. Uma maioria absoluta foi o resultado das eleições, de 12 de Outubro, como cabeça de lista do PSD, tendo elegido seis mandatos. Em segundo ficou a lista ‘Rates em Primeiro’ (3 mandatos).
A cerimónia de instalação dos novos órgãos autárquicos aconteceu, no dia 27 de Outubro, no Salão Nobre da Junta de Freguesia. As votações para o Executivo e mesa da Assembleia da Junta resultaram em 6 a favor e 3 contra.
Para Cristóvão Andrade, eleito Presidente da Assembleia da Junta de Freguesia de Rates, resumiu em poucas palavras o compromisso com os cidadãos: “agarrar o futuro foi e será o primeiro passo”. O segundo “é fazer cumprir as promessas feitas”.
Por sua vez, Armindo Ferreira explicou o motivo do seu regresso “estavam em perda os valores em que assentara o projecto de desenvolvimento que fizera de Rates uma referência a nível nacional”.
Antes de viajar pela obra feita e pela vontade de criar uma Quinta Pedagógica, reabilitar o Parque Verde, valorizar o património histórico e cultural, e apostar na mobilidade pedonal, o Presidente da Junta agradeceu a presença de todos os representantes das associações locais, “a todas as muitas expressões da vitalidade da nossa sociedade. Sei bem o quanto devemos ao propósito cooperador que a todos anima, visando o desenvolvimento integrado da nossa terra. Saúdo enfim cada um dos presentes a quem desde já teremos todo o prazer em servir porque foi para isso que nos candidatámos e foi para isso que nos escolheram. A política para nós não é outra coisa se não serviço, serviço à terra, a cada um de vós”. E assume que “a partir de hoje, estamos ao serviço de todos sem excepção”.
Armindo Ferreira não tem dúvidas que “São Pedro de Rates será seguramente, a única causa que nos move. Aos eleitos, não apenas aos seis, mas aos nove, a todos vós cidadãos que a partir de hoje tendes os olhos cheios de esperança postos em nós, os que hoje tomamos posse do encargo de vos servir. Quero dizer-vos que tendo mais experiência aquando da minha primeira e longa passagem por esta missão, ainda assim me considero um aprendiz. E de cada situação em concreto muitos saberão mais do que eu. Quero dizer com isto que agradeço que me ajudem quando virem que a solução que estamos a implementar não é a melhor”.
Por: José Peixoto