Voz da Póvoa
 
...

Aprovada a Alteração ao Plano de Urbanização

Aprovada a Alteração ao Plano de Urbanização

Política | 26 Setembro 2019

A alteração ao Plano de Urbanização (PU) foi aprovada por unanimidade na reunião de Câmara desta quinta-feira, que vai permitir o prolongamento da Av. 25 de Abril (Via B) para norte. O assunto terá agora que ser discutido e aprovado na próxima sessão da Assembleia Municipal, agendada para meados de Outubro, para que se possa dar início ao lançamento do concurso público, o que poderá acontecer ainda no decorrer do próximo mês.

“A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim dispõe já de uma bolsa considerável de terrenos, que foi adquirindo ao longo do tempo, mas ainda existem algumas situações por resolver, nomeadamente a de dois proprietários que não concordaram com as propostas apresentadas, mas nada que impeça o avanço da obra”, afirmou Aires Pereira.

O autarca não tem dúvidas da importância desta obra infraestruturante para o desenvolvimento do concelho: “O prolongamento da Via B, que vai ter um carácter de avenida, já que atravessará o Parque da Cidade, com duas ciclovias (uma de cada lado), vai permitir dar seguimento a um conjunto de procedimentos que temos em curso”.

A vereação socialista também votou favoravelmente. “O prolongamento da Via B vai permitir que a cidade se desenvolva para norte. Por outro lado, confere uma boa alternativa à circulação automóvel, por vezes caótica, na Estrada Nacional 13”, justificou o vereador Miguel Fernandes.


Noutro âmbito, deu entrada na Câmara Municipal um pedido de licenciamento do Clube Taurino Povoense para a realização de uma tourada na Póvoa de Varzim, agendada para 13 de Outubro, às 16,00 horas, numa praça amovível, num terreno junto à Fonte da Bica, no lugar de Penalves. A este propósito, o edil Aires Pereira apenas referiu: “Ontem (quarta-feira) entrou um pedido na Câmara Municipal, hoje entrou um novo pedido para a mesma coisa, com uma correcção, e os nossos serviços vão analisar o processo. Dentro de dias daremos uma resposta”. 


Na reunião de Câmara desta quinta-feira ficou ainda a saber-se que o Rancho Poveiro vai participar em Janeiro do próximo ano nas comemorações do 90º aniversário da Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro. “Trata-se de uma instituição que preserva as tradições e a memória da Póvoa de Varzim. Encontra-se num período particularmente difícil, porque já só existem poveiros da segunda e terceira geração, mas é sempre importante a nossa presença. E nestas datas (festivas) redondas é normal levarmos o Rancho Poveiro até ao Brasil. O 90º aniversário da Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro comemora-se a 12 de Janeiro e aproveitaremos a nossa ida ao Brasil para também levar um pouco da Póvoa de Varzim até à Casa dos Poveiros de S. Paulo. É uma forma de reforçarmos os laços junto da nossa diáspora”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira.

partilhar Facebook
Banner Publicitário