Voz da Póvoa
 
...

Ana Rita Sencadas faz História em Aver-o-Mar e no Concelho

Ana Rita Sencadas faz História em Aver-o-Mar e no Concelho

Política | 8 Novembro 2025

 

Talvez desconheça, mas a Freguesia de Aver-o-Mar já foi governada por juntas de várias tendências partidárias. Depois do 25 de Abril de 1974, lideraram o executivo: MDP/CDE; CDS; PS; PSD; uma lista independente Força da União, e novamente o PS embora coligado com PAN e LIVRE. É talvez a Freguesia onde se vota mais nas pessoas que nos partidos, embora os projectos também contem.

Vencidas as eleições sem maioria absoluta pela primeira mulher a conseguir tal feito numa Junta de Freguesia no concelho da Póvoa de Varzim, Ana Rita Sencadas, eleita pela Aliança Poveira (PS-PAN-LIVRE), tomou posse, no dia 29 de Outubro, perante uma sala que foi bastante pequena para as pessoas que quiseram acompanhar a efeméride.

A falta de maioria absoluta não impediu a jovem autarca de eleger o Executivo e a mesa da Assembleia da Junta com 6 votos a favor e 7 em branco dos elementos do PSD e do CHEGA. Por isso, juntam-se no Executivo a Ana Rita Sencadas, José Nunes, Dulce Fernanda, Rui Barros e Elisa Fernandes. Por sua vez, Isac Figueiredo foi eleito Presidente da Assembleia de Freguesia: “Procurarei estar ao serviço desta Assembleia e, acima de tudo, ao serviço do Interesse de Aver-o-Mar. E que este seja um espaço onde a voz dos nossos cidadãos, vossa voz, ganhe força e crie esperança”.

E assumiu o compromisso de “garantir que todos os membros desta Assembleia sejam ouvidos, com respeito e elevado sentido cívico. Onde o debate decorra com serenidade e que as decisões sejam tomadas sempre a pensar no bem da nossa terra”.

Para a Assembleia de Freguesia, houve duas renúncias de mandato: Adelino Marinheiro, do PSD entregou o lugar a Rosa Costa, e Mário Lima, do CHEGA, deu o lugar a Gabriela Barcelos. 
 
No discurso de tomada de posse, Ana Rita Sencadas não escondeu o orgulho de representar: “A partir de hoje, assumo o compromisso de liderar com transparência, com proximidade e com sentido de justiça. A Junta de Freguesia que quero construir é uma Junta aberta e participativa, onde cada averomarense se sinta ouvido, respeitado e parte activa das decisões que moldam o nosso dia-a-dia. O nosso trabalho será guiado por três princípios fundamentais: proximidade, sustentabilidade e inclusão”.

A autarca reforça a ideia de uma Junta de portas abertas: “Quero que as pessoas saibam que podem bater à porta, encontrar diálogo, empatia e uma procura constante por soluções. Trabalharemos em parceria com as associações, com as escolas, com as empresas e com todas as forças vivas da nossa freguesia. Porque acredito que só com esta ligação podemos fazer de Aver-o-Mar uma terra de que de todos nos orgulhamos profundamente”. E lembrou que “Durante a campanha eleitoral, não fiz promessas. Continuo sem as fazer”. E acrescenta: “Não prometo resolver tudo de um dia para o outro, mas prometo empenho, trabalho e verdade. Prometo fazê-lo com humildade e sobretudo com a convicção que o serviço público é, acima de tudo, um acto de amor pela nossa freguesia”.

Ana Rita Sencadas convidou todos a participar no engrandecimento da Vila de Aver-o-Mar: “Quero agradecer à minha equipa que partilha comigo esta visão e esta vontade de fazer mais e melhor. Agradeço também aos que com o seu voto confiaram em nós. E aos que escolheram outras opções, quero dizer-vos que trabalharei igualmente por todos. Porque a partir de hoje não há cores nem diferenças. Há simplesmente, Aver-o-Mar”. Acreditando que o futuro se constrói todos os dias “que este mandato seja marcado no diálogo por resultados e acima de tudo por coragem”.

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
Banner Publicitário