Voz da Póvoa
 
...

Amorim Volta a ser Autónoma com Sérgio Furtado

Amorim Volta a ser Autónoma com Sérgio Furtado

Política | 11 Novembro 2025

 

Doze anos depois a Freguesia de Amorim recupera a sua autonomia com o fim da agregação de Freguesias que a obrigou a juntar a Aver-o-Mar e Terroso. Sérgio Furtado que liderou o projecto do PSD conquistou Amorim com maioria absoluta (6 mandatos), seguido pela Aliança Poveira (2 mandatos), e pelo CHEGA (1 mandato).

Assumida a presidência da mesa da Assembleia, Gilberto Viana Silva referiu que “no que toca à Assembleia e no que depender do seu Presidente, pode o Executivo da Junta de Freguesia contar com uma total colaboração e cooperação institucional, sempre em prol do bem-estar e do progresso da Freguesia de Amorim”.

E dirigindo-se aos presentes “quero desde já deixar uma mensagem de trabalho e disponibilidade da minha parte para que esta Assembleia funcione sempre da melhor forma possível, dentro de uma lógica de entendimento democrático, esperando de todos os membros desta Assembleia intervenções com urbanidade, sentido de responsabilidade, mais uma vez em prol do bem-estar e do progresso da Freguesia de Amorim. Dirijo-me finalmente ao público aqui presente, especialmente ao povo de Amorim, exprimindo desde já o meu orgulho em assumir este cargo de Presidente da mesa da Assembleia”.

Quanto ao acto eleitoral, “foi uma demonstração de vigor democrático, de cidadania do nosso povo e da afirmação da nossa Freguesia. Esta participação apenas prova que o trabalho desenvolvido na anterior Assembleia da União de Freguesias, no sentido da desagregação das mesmas foi feito de forma acertada. Em nome do povo de Amorim, se me é permitido, o meu sincero obrigado a quem desenvolveu este trabalho e, neste caso em especial, ao Sérgio Furtado. Amorim está de volta como uma Freguesia independente que quer assumir a definição do seu próprio futuro”. 

No seu discurso, o Presidente Sérgio Furtado referiu: “Como Presidente da Junta da Freguesia de Amorim, assumo o compromisso de colocar a minha experiência, as relações de confiança que foi cultivada ao longo dos anos, ao serviço da nossa freguesia, de modo a colocar de novo Amorim no mapa. Estamos preparados para trabalhar com determinação e construir soluções em diálogo permanente com todas as entidades que possam contribuir para o desenvolvimento de Amorim. Acreditamos que a união de esforços é o caminho para transformar em realidade tudo aquilo a que nos propomos, contando com a participação activa de toda a população”.

E acrescentou: “Queremos uma freguesia mais dinâmica, orgulhosa do seu passado, determinada em preparar o futuro sem deixar ninguém para trás. Por isso, nós propusemos e propomos construir uma nova sede para a Junta de Freguesia, ampliar e requalificar a Escola de Cadilhe, uma intervenção no complexo desportivo de Amorim, instalar os parques infantis, apostar nos serviços de proximidade como o Espaço Cidadão, serviços descentralizados da Câmara Municipal, rastreios, apoio social, entre outros. Alargar o cemitério de Amorim, criar o polo cultural ao lado da Igreja Matriz, ampliar e requalificar a Zona Industrial de Amorim, requalificar os arruamentos e melhorar a iluminação pública, promover a realização de sessões temáticas, apoiar todas as associações da freguesia, celebrar o Dia da Freguesia e continuar a realizar os passeios para os nossos idosos”. E Conclui: “Estamos confiantes que, unidos, alcançaremos grandes conquistas”.

Por: José Peixoto
Fotos: Nogueira

partilhar Facebook
Banner Publicitário