
Navais voltou a ser autónoma e no dia 24 de Outubro, na sede da Junta de Freguesia promoveu a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos.
José Alberto Silva (PSD) assumiu a presidência da Junta, e Paula Gonçalves e Sérgio Lima fazem-lhe companhia no executivo. Por sua vez, Anabela Salgado foi eleita presidente da Assembleia de Freguesia. Recordamos que o PSD venceu com maioria absoluta (7 mandatos), a Aliança Poveira (1 mandato) e o CHEGA garantiu também (1 mandato). Curiosamente ou não, os novos órgãos autárquicos foram eleitos por unanimidade das três forças políticas.
Fernando Rosa, que fez questão de estar presente nas duas tomadas de posse das freguesias que liderou por agregação, sublinhou as dúvidas, naturais, que existiram quando há 12 anos, Aguçadoura e Navais foram agregadas, “saio de consciência tranquila e com a alma cheia, porque nesta questão da agregação de freguesias, muita gente duvidava que isto fosse correr bem. Havia muitas pontas soltas e acho que conseguimos com a nossa união, levar o barco a bom porto”. E orgulhoso de ter servido Aguçadoura e Navais desejou “à nova Junta e Assembleia, as maiores felicidades”.
O novo Presidente da Junta de Navais lembrou que “nos últimos 12 anos a nossa preocupação foi sempre intervir em prol da nossa comunidade, propor soluções para o futuro, e tenho a certeza que as pessoas agora eleitas irão fazer o mesmo pela Freguesia de Navais neste virar de página”.
Em relação ao amigo e antigo parceiro de governação, Fernando Rosa, “posso dizê-lo publicamente que foi das pessoas que mais gosto me deu trabalhar, pela sua forma humilde, simpática, sempre com uma palavra de incentivo ajudava na resolução dos problemas que iam surgindo”.
Alberto Silva aposta na continuidade de um projecto para a Freguesia de Navais, “para isso juntámos um conjunto de pessoas, todas apostadas no futuro da Freguesia, todas conhecendo bem a nossa realidade. Essa vai ser com certeza a nossa melhor arma para resolver problemas, arranjar as melhores soluções para tornarmos novamente Navais numa Freguesia que quer crescer, que vai crescer”.
Para além de pretender fixar pessoas na Freguesia, o Presidente promete também mais valências que ajudam nesse objectivo, “temos vindo a perder população e por isso temos que inverter a tendência”. Alberto Silva não tem dúvidas que a sua equipa parte “com vontade de fazer mais e melhor”.
Por: José Peixoto