Voz da Póvoa
 
...

Aires Pereira Mantém Política de Proximidade ao Tecido Empresarial

Aires Pereira Mantém Política de Proximidade ao Tecido Empresarial

Política | 1930 | 30 Outubro 2019

O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, que se fez acompanhar pela vereadora do Desenvolvimento Económico, Lucinda Amorim, deu continuidade à política de proximidade com o tecido empresarial poveiro e reuniu com cerca de três dezenas de empresários de vários ramos de actividade.

Neste encontro, para além da partilha de opiniões, foram apresentadas sugestões para impulsionar a actividade económica no concelho, sendo que uma das maiores preocupações dos empresários prende-se com a falta de mão-de-obra especializada. Aires Pereira concordou com o desabafo e referiu que esta realidade é fruto da unificação do ensino: “Ao longo de muitos anos, formaram-se pessoas em áreas que não correspondiam às necessidades reais do país. Hoje, constatamos que temos muita gente licenciada que nunca vai exercer a profissão na área em que se formou. Temos que nos organizar e adaptar a esta realidade”.

O autarca aproveitou a presença dos empresários para dar a conhecer os investimentos municipais previstos para 2020, assentes num orçamento de 64 milhões de euros, que é “fruto da capacidade de atracção do município e das receitas que tem gerado”. Neste contexto, Aires Pereira destacou a política fiscal em vigor, “amiga das empresas”, lembrando que “temos o IMI mais baixo da Área Metropolitana do Porto, não cobramos Derrama e devolvemos 1% do IRS”, valores que representam cerca de seis milhões de euros “que ficam no bolso dos contribuintes da Póvoa de Varzim”.

Fruto destes incentivos ao investimento, Aires Pereira referiu que muitas empresas têm demonstrado interesse em se instalar no concelho, dando como exemplo a Mercadona e A Poveira. Atendendo à localização geoestratégica do Parque Industrial de Laúndos, o autarca alertou os empresários para a inflacção dos terrenos naquela zona e para o facto da segunda fase da ampliação contemplar valências como o alojamento, a habitação e os serviços.

Perspectivando já o ano de 2020, o edil também elencou alguns dos grandes investimentos do Município da Póvoa de Varzim: Prolongamento da Avenida 25 de Abril – Via B, um investimento de cerca de 4 milhões de euros e cujo concurso público será aberto em breve; Póvoa Arena, um investimento estratégico de quase 9 milhões de euros, cujo concurso público será lançado na próxima reunião do executivo; Polo da Marina, igualmente um importante investimento estratégico, no posicionamento turístico, cuja empreitada aguarda apenas o visto do Tribunal de Contas, sendo esta última fase um investimento de 2,5 milhões de euros; Requalificação e Ampliação do Centro Hospitalar, um investimento global de 5 milhões de euros, cuja participação do Município é de 1,5 milhões de euros e a cedência dos terrenos contíguos à unidade (antigas oficinas).

A terminar, Aires Pereira abordou o tema da sustentabilidade e aconselhou os empresários poveiros a terem como prioridade o ambiente e a economia circular.

partilhar Facebook
124/Aires-Pereira-015.jpg
124/Aires-Pereira-021.jpg
Banner Publicitário