Voz da Póvoa
 
...

Aires Pereira Apresentou Candidatura à Concelhia do PSD

Aires Pereira Apresentou Candidatura à Concelhia do PSD

Política | 19 Março 2024

 

Ao final da tarde de segunda-feira, Aires Pereira apresentou a sua candidatura à presidência da Comissão Política do Partido Social Democrata da Póvoa de Varzim, na sede local do partido que governa os destinos da cidade há mais de três décadas.
 
“Em todo este percurso, de 3 décadas, eu estive presente e fui interveniente. Fui dirigente político, vários anos presidindo à Comissão Concelhia do PSD; e fui, sempre, autarca, 20 anos como Vice-Presidente da Câmara presidida por José Macedo Vieira, nos últimos 12 como Presidente”, sublinhou o militante e actual Presidente da Câmara, que cessa funções no final do próximo ano. Funções que “não tenciono voltar”.

Mas, acrescenta na sua declaração política que se sente “na obrigação de, por atenção a numerosas e insistentes sugestões, quer de munícipes anónimos, quer de dirigentes de entidades de todo o género, quer de responsáveis políticos locais, colocar ao serviço do município e do Partido, noutras funções, o conhecimento e a experiência que durante todo este percurso acumulei”.

Razões que levam Aires Pereira a anunciar que, “decidi ser candidato a Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD, a eleger em Abril próximo. Faço-o em nome da Confiança que em mim, reiteradamente, os Poveiros, social-democratas ou não, têm depositado – e faço-o sobretudo com o objectivo de garantir a todos os Poveiros um Futuro de Confiança, designadamente através da escolha das equipas que o PSD proporá para a gestão do município no próximo ciclo político, tanto na cúpula municipal como nas diversas freguesias, que espero voltem a ser 12”.

O candidato espera vir a merecer a confiança dos companheiros que “comigo militam no Partido Social Democrata, comprometo-me a propor para a gestão das autarquias (de município e freguesia) cidadãos, não necessariamente militantes do PSD, que connosco partilhem o empenho na concretização de um poder local simultaneamente próximo das populações e estrategicamente empenhado na construção de um futuro em que o desenvolvimento económico e a sustentabilidade ambiental sejam os alicerces da coesão territorial e da inclusão social, que são as ‘marcas’ através das quais se aufere a eficácia das políticas públicas ao nível da administração local”.

Aires Pereia propõe-se constituir equipas que, “conciliando experiência e juventude, garantam a permanência do rumo que nos permitiu os actuais (e muito elevados) níveis de representação dos cidadãos e a inovação que sustente a sua adaptação às novas dinâmicas e aos novos ritmos de desenvolvimento”.

E reforça que, “nesta arquitectura de partilha de responsabilidades, que prosseguiremos, em cada parcela do nosso concelho, a construção de Um Futuro de Confiança – que, mais que um direito das actuais gerações, é um dever para com a geração dos nossos filhos e netos”.

A Póvoa de Varzim tem vindo a reforçar o estatuto de município mais social-democrata do distrito do Porto. Nas últimas três décadas, o PSD tem vencido no concelho poveiro todas as eleições: locais, nacionais e europeias, com dilatadas vantagens em relação a outros municípios.

Para Aires Pereira “a fidelidade do eleitorado poveiro ao PSD não é obra do acaso – é, inequivocamente, resultado da confiança que, mercê da qualidade do trabalho autárquico, a população da Póvoa de Varzim em nós depositou”. 

Para o candidato à Concelhia, “os Poveiros não esquecem que foi sob a liderança política do PSD que o município concretizou, na cidade e em todo o concelho, uma profunda intervenção política multidisciplinar que não só regenerou urbanisticamente o território, mormente o urbano, como igualmente resgatou, reabilitou e nobilitou a sua identidade – e assim alavancou a competitividade da sua mui diversa e complementar economia, na especificidade das suas potencialidades territoriais: uma economia urbana crescentemente vocacionada para as múltiplas expressões das atividades culturais e de lazer; economias rurais que, valorizando a excecional capacidade produtiva de boa parte dos nossos solos, mormente os da orla costeira e dos vales mais interiores, se especializaram na produção agroalimentar, concretamente nos setores hortícola e pecuário; e, em posicionamentos estratégicos para a coesão social e territorial, uma economia de base industrial e de serviços, que vem assumindo um contributo crescente para a criação de riqueza e para a atração de residentes”. 

Por efeito conjugado destas políticas, “a Póvoa de Varzim é, na Área Metropolitana do Porto, não apenas o município com o tecido social mais jovem (nos escalões etários mais baixos), como é igualmente aquele onde a incidência de comportamentos desviantes, nos escalões jovens, é mais reduzida”.

Para o autarca que lidera o município, “existe, inequivocamente, não só uma “marca” social-democrata na implementação e na gestão das várias políticas territoriais, como existe, também inequivocamente, um elevado grau de satisfação (a um nível que poderemos, sem favor, considerar de identificação) da população com essas políticas – em cuja definição, aliás, a população tem sido chamada a participar”.

Aires Pereira conclui a sua declaração política, como candidato à concelhia do PSD, alegando que “tem havido, pois, entre a população residente no município e as suas sucessivas administrações, uma inequívoca e crescente sensação de representação política, alicerçada na confiança que advém da concretização das aspirações dos munícipes, ou seja, do cumprimento dos compromissos políticos que o PSD tem, sucessivamente, assumido e, claramente, honrado”.

Fotos: Rui Sousa

partilhar Facebook
2664/RS4_1162.jpg
2664/RS4_1170.jpg
Banner Publicitário