Voz da Póvoa
 
...

Água e Saneamento Aumentam mas a Factura dos Poveiros Não

Água e Saneamento Aumentam mas a Factura dos Poveiros Não

Política | 11 Novembro 2021

Na Reunião de Câmara de terça-feira, dia 9 de Novembro, o assunto em destaque foi a decisão da empresa Águas do Norte S.A. de aumentar as tarifas do próximo ano em 0,90%, no entanto, o presidente Aires Pereira anunciou que a medida “tem impacto quer no saneamento de águas residuais, quer no abastecimento de água, de cerca de 38 mil euros nos custos do município”. No entanto, a Câmara Municipal assume a despesa e mantém as faturas dos munícipes, inalteradas no próximo ano: “Uma vez que estamos em início de mandato, mas também porque ainda vivemos os reflexos da situação financeira para as famílias por força da Covid, que volta a dar sinais de alguma inquietação, não iremos reflectir nos tarifários quaisquer destes aumentos. No próximo ano com a entrada do novo sistema tarifário teremos uma abordagem ao tema”.
 
Em relação aos novos pavilhões desportivos da Escola Flávio Gonçalves e Escola Secundária Eça de Queirós, que serão inaugurados a 17 de Dezembro, foi aprovado um Protocolo de Cooperação com vista a definir as condições de utilização destes equipamentos, fora do horário lectivo. Os munícipes e associações locais vão poder usufruir dos equipamentos no próximo ano, a partir do primeiro dia de aulas do 2º período escolar, pós férias de Natal.
Destaque ainda para a aprovação de um Protocolo de Colaboração com a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim “dentro daquilo que tem sido o novo espírito da Associação em estabelecer novas parcerias com o município, uma minuta de protocolo que permite à Associação interagir com o nosso ‘Marketplace – É bom comprar aqui!’ para disponibilizar e incentivar os associados, o tecido industrial e comercial a fazerem parte desta ferramenta tecnológica que permite a troca e a compra de produtos de empresas poveiras”, fez questão de reforçar Aires Pereira.
 
Foi ainda proposto pelo Presidente da Câmara e aprovado por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento de José Carlos Moita, “que nos deixou precocemente. Era uma pessoa ligada às tradições poveiras, à Juvenorte, à Confraria dos Sabores Poveiros, foi funcionário da EDP, pessoa que nos deixa muita saudade e a Câmara Municipal manifesta à família profundo pesar”, lembrou Aires Pereira.

Em relação a uma acção interposta pelo Estado Português, através do Ministério da Cultura, num tribunal de Nova Iorque, para combater a “apropriação abusiva” da Camisola Poveira, por parte da estilista norte-americana Tory Burch, o presidente disse que teve uma reunião com a Ministra da Cultura que revelou pormenores do processo: “Endereçou-me uma proposta de acordo para a resolução deste conflito, mas foi-nos pedido confidencialidade. Dei conhecimento à Câmara Municipal que concorda com os termos do acordo. A seu tempo todos saberão qual é a proposta de acordo que a Tory Burch e que a Câmara decidiu aceitar”.

Também o vereador do PS, João Trocado, acredita que a proposta de acordo é positiva e defende a Camisola Poveira: “a proposta de acordo extra judicial que o ministério da Cultura, que está a costear o processo e os advogados, entende que é aceitável e cujo teor o presidente da Câmara nos pediu reserva por estar ainda numa fase negocial. Concordamos com a posição que o município assumiu. Há dois bens essenciais a proteger, a autoria do artesanato dos artesãos e o nosso património identitário poveiro. Teremos que aguardar pelo desfecho”.

Em relação aos assuntos discutidos em Reunião “Destacaria o protocolo com a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim quanto à maior dinamização do Marketplace que a Câmara lançou em Fevereiro deste ano. Registo com alguma estranheza que o presidente nem os vereadores soubessem informar qual o número de munícipes que aderiram à plataforma ou o volume de vendas feita por esta plataforma. Questões que irei colocar por escrito. É estranho que se aprove um protocolo sem dar nota dos números e seria importante conhecer a sua execução, mas estou convencido que teve sucesso. Votámos a favor porque é importante apoiar o comércio, e a Associação Empresarial tem um projecto muito interessante, aliás, votámos a favor em todos os pontos da Ordem de Trabalhos”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário