Na Reunião do Executivo realizada, no dia 15 de Julho, foi anunciado pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim a adjudicação do concurso público para o fornecimento das refeições e lanches escolares, para o próximo ano lectivo, por 1,8 milhões de euros, que “garante as refeições para as creches, o pré-escolar, ensino básico, ensino secundário e ainda o fornecimento de lanches. A empresa Gertal volta a assumir a responsabilidade de bem servir a população escolar das escolas do concelho. O concurso para o novo ano lectivo tem uma nova cláusula: a obrigatoriedade de 50% dos produtos serem adquiridos no mercado local. Uma medida que visa apoiar os agricultores poveiros.
A posição dos vereadores socialistas é bem diferente, João Trocado disse discordar do modelo de contratação por concurso: “Nós entendemos que a Câmara deveria fazer a administração directa das cantinas porque isso permitiria que não chegassemos a esta situação em que existe um concurso público e o critério de adjudicação é o preço mais baixo, logo não há forma de controlar a qualidade das refeições”. O Vereador socialista que é também candidato à presidência da Câmara Municipal aproveitou para repetir que “é importante para nós fazer esta mudança quando vencermos as eleições de Outubro próximo, para podermos garantir que as refeições escolares são de qualidade”.
Foi também aprovada uma proposta de activação dos contratos de inclusão social para as escolas, para o próximo ano lectivo, “estamos nesta altura a contratar dez assistentes operacionais”, revelou Aires Pereira.
E acrescentou que “a Câmara pediu ao Centro de Emprego que nos disponibilizasse estas pessoas da Bolsa que têm disponível, durante o período correspondente a uma época escolar”.
Durante a Reunião foram ainda aprovados um conjunto de apoios para diversas instituições do concelho, para as festas de verão e um contrato especial de comodato para o Estela Bike Time, Associação que foi constituída em 5 de Fevereiro de 2024, que segundo Aires Pereira “é um clube de jovens que se dedica ao ciclismo e que irão passar a ter a sua sede num moinho junto à capela de São Tomé”.
Por: José Peixoto