Voz da Póvoa
 
...

A Vitória do PSD na Póvoa não Teve Eco no Resto do País

A Vitória do PSD na Póvoa não Teve Eco no Resto do País

Política | 31 Janeiro 2022

A vitória do PSD na Póvoa de Varzim mereceu honras de destaque na imprensa nacional, por ter sido o único concelho laranja no distrito do Porto nas eleições legislativas de domingo, uma raridade que não surpreendeu o presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, que diz “reflectir a realidade histórica do concelho, que tem uma tradição longa de votar à direita”.

Numa leitura às eleições legislativas que deram a maioria parlamentar ao partido Socialista de António Costa, o Edil poveiro olhando para o seu concelho refere que, “os resultados estão em linha com a votação de 2019. O PSD continua a liderar o concelho com uma percentagem acima dos 42%, seguido pelo PS. O crescimento de novos partidos a conquistar o seu espaço, tal como acontece a nível nacional, nomeadamente o CHEGA e a Iniciativa Liberal, e a queda prevista que também se reflectiu no nosso concelho do Bloco de Esquerda, PCP, CDS e do PAN”.

E acrescenta que, “as eleições legislativas têm uma leitura nacional. No entanto, a Póvoa de Varzim por tradição vota à direita. Creio que nestas eleições há uma transferência de votos do Bloco de Esquerda e do PCP que se reflecte no resultado que o PS aqui conseguiu. Teve um aumento ligeiro que tem correspondência com a diminuição de votos nestes dois partidos”. O mesmo aconteceu a nível nacional.

O grupo parlamentar do PSD continua a contar com um deputado poveiro, o que para Aires Pereira “é sempre facilitador para podermos, de alguma maneira, fazer chegar as nossas posições e preocupação. Há que dar os parabéns e manifestar a nossa satisfação pela eleição do Dr. Afonso Oliveira”.

O facto de o PS ter vencido as eleições legislativas não preocupa o presidente da Câmara Municipal: “Os concelhos não devem ser tratados em função da sua cor política. A Póvoa não pode ser prejudicada por continuar a ter uma maioria do Partido Social Democrata. Temos os mesmos direitos e obrigações e pretendemos continuar a ter engenho e arte para apresentar as nossas reivindicações de forma sustentável”.

Recordamos que no concelho da Póvoa de Varzim o PSD, que venceu em todas as freguesias, obteve 42.50% - 14369 votos; PS com 32.18% - 10882 votos; CHEGA 6.72% - 2272 votos; IL 5.02% - 1696 votos; BE 2.61% - 1221 votos; CDS 2.42% - 817 votos; PCP-PEV 2.15% - 728 votos; PAN 1.33% - 451 votos e Livre 1.09% - 370 votos.

Afonso Oliveira é o Único Deputado Poveiro no Parlamento

O militante Afonso Oliveira foi reeleito pelo círculo do Porto e integra o novo grupo parlamentar do PSD na Assembleia da República. O actual presidente do PSD/Póvoa de Varzim (e deputado municipal) garantiu defender o programa do seu partido sufragado nas eleições legislativas.

“Vou para o Parlamento com o espírito de missão, na defesa dos interesses nacionais e dos compromissos que temos com os portugueses e também com os poveiros”, assumiu Afonso Oliveira.

Recordamos que o PSD na campanha apresentou-se ao eleitorado, defendendo a construção do nó da A7 em Balasar, o desassoreamento do porto de pesca poveiro, a concretização das obras de requalificação do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde e a descentralização.

Afonso Oliveira é, agora, o único deputado a representar a Póvoa de Varzim no Parlamento.

partilhar Facebook
326/Aires_Pereira_PCM.JPG
326/Afonso_Oliveira_1.jpg
326/AIRES_P..jpg
Banner Publicitário