Voz da Póvoa
 
...

A Comissão Técnica deu Luz Verde à Desagregação de Freguesias

A Comissão Técnica deu Luz Verde à Desagregação de Freguesias

Política | 17 Dezembro 2024

 

Administrativamente, o concelho da Póvoa de Varzim volta a ter 12 Freguesias. A separação das três uniões de freguesias formadas em 2013: Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai; Aver-o-Mar, Amorim e Terroso, e as de Aguçadoura e Navais, voltam a ter gestão administrativa própria e a concorrer nas eleições Autárquicas de 2025.

Dado o parecer positivo pela Comissão Técnica que analisou os processos de desagregação, falta apenas a aprovação pelos deputados na Assembleia da República, prevista para meados de janeiro.

À margem da inauguração do monumento a Ezequiel Campos, na freguesia de Beiriz, o Presidente da Câmara Municipal anunciou aos presentes que a desagregação “é o cumprimento de uma promessa, desde que houve o processo de união de freguesias. Nós e eu, em particular, enquanto principal responsável, sempre disse que iríamos pugnar para que voltasse a ser reposta a individualidade das freguesias. Digamos, que sempre nos organizámos nesse sentido até surgir o dia em que podíamos fazer. O processo foi-se construindo e agora tem já a decisão técnica consolidada sob o ponto de vista das freguesias do concelho da Póvoa. Voltamos outra vez a ser 12 freguesias”.

partilhar Facebook
3043/010-aires-pereira.jpg
2539/povoa-Freg-PVZ-2013.jpg
Banner Publicitário