Voz da Póvoa
 
...

PS: Arqueólogo Municipal Contraria Vereador da Cultura

PS: Arqueólogo Municipal Contraria Vereador da Cultura

Política | 22 Setembro 2022

 

Nota enviada à redação e assinada pelo presidente da Concelhia do Partido Socialista, João Trocado.

 

Arqueólogo Municipal contradiz Vereador da Cultura, Luís Diamantino

Ciente da valorização no âmbito no património local e nacional e do prestígio que assim se alcançaria, o grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Aver-o-mar, Amorim e Terroso propôs que a Cividade de Terroso fosse classificada como Monumento Nacional. Esta proposta foi aprovada por maioria, mas com os votos contra da UAAT liderada por Carlos Maçães, num claro desinteresse pelo sentimento geral da população.

Na Assembleia Municipal o Partido Socialista reforçou este desiderato e repetiu a proposta, que foi derrotada pela bancada do PPD-PSD, seguindo a opinião do Vereador da Cultura Luís Diamantino, então incompreensivelmente incomodado, que alegou que ser Monumento Nacional não serviria para nada a não ser co-responsabilizar a Direção de Monumentos Nacionais pela sua gestão. Luís Diamantino ignorava assim a evidência de outras estações arqueológicas onde, através de uma dinâmica de diálogo e de ação entre os municípios, os institutos do Estado e a União Europeia, se tem trabalhado de forma a desenvolver as campanhas de investigação, os tempos e os modos de divulgação e fruição do património cultural pela comunidade local, nacional e internacional.

Curiosamente, o Arqueólogo Municipal, Dr. José Flores vem dar razão ao Partido Socialista, contrariando o Presidente da Junta, o Presidente da Câmara, o Vereador da Cultura, e a bancada do PPD-PSD na Assembleia Municipal, afirmando em esclarecimento enviado a Carlos Maçães (que manteve retido desde Abril deste ano, mas deu agora acesso aos membros da Assembleia de Freguesia): “A classificação como Monumento Nacional da Cividade de Terroso significaria, acima de tudo, um aumento do prestígio da mesma. (…)”

Seria bom que o Presidente da Câmara e o Vereador da Cultura ouvissem o Arqueólogo Municipal, que deve estar munido de argumentos técnicos e científicos que dão suporte à convicção de que valorizaríamos o nosso património cultural classificando a Cividade de Terroso como Monumento Nacional, e, por conseguinte, decidissem iniciar o procedimento administrativo necessário.

 

O Presidente do PS/Póvoa,

João Trocado

Póvoa de Varzim, 21 de setembro de 2022

partilhar Facebook
1688/cividade_Terroso.jpg
203/PSocialista.jpg
Banner Publicitário