O Rotaract é um grupo de jovens que tem o objectivo da partilha e do convívio entre pessoas, conhecerem-se melhor. Tudo isto num abraço resulta em solidariedade. “Fazemos algumas actividades para ajudar pessoas da Póvoa de Varzim”.
Gabriel Moreira, Presidente do Rotaract da Póvoa de Varzim, é licenciado em Gestão e Administração Hoteleira, vive na Póvoa, mas nasceu em Guimarães, em 2001. O trabalho a desempenhar é muito importante para a comunidade, mas reconhece que precisa angariar mais jovens para a causa e por isso convida, “as pessoas para uma reunião, fazemos uma apresentação dos membros do Club e explicamos as motivações do Rotaract que não é mais que um movimento de solidariedade, de espírito de entreajuda que promove o companheirismo. As nossas reuniões são abertas a qualquer pessoa que queira colaborar, perceber quem somos e os objectivos a que nos propomos. A meio do mês temos sempre uma reunião convívio, uma espécie de pausa nos compromissos que assumimos”.
As reuniões acontecem quinzenalmente com a ajuda preciosa do Rotary Club da Póvoa de Varzim, “é outro movimento que temos e que nos fornece o espaço da Universidade Sénior, uma instituição da sua criação e responsabilidade. O Rotary ajuda-nos também na realização das nossas actividades e há sempre um responsável, no caso, o Presidente Rotary, Afonso Pinhão Ferreira, que participa nas nossas reuniões. Temos também connosco a representante das gerações, a companheira Mónica Cidrais Dentes. Cada um promove as suas ideias na reunião que acontece em cada 15 dias, à terça-feira, nas instalações da Universidade Sénior da Póvoa, entre as 21h00 e as 22h30. Debatemos e decidimos o plano de actividades”.
E acrescenta: “Quando os Rotary organizam jantares solidários fazemos sempre por estar presentes, assim como nas conferências ou nas suas reuniões, para aprendermos e ao mesmo tempo conhecer as suas actividades onde até podemos colaborar. Depois, qualquer um companheiro do Rotaract pode passar para os Rotary, mas só por convite e com um pouco de mais idade que eu”.
Não é fácil convencer os jovens a dar um pouco de si, do seu tempo aos outros, mas Gabriel Moreira tem planos e ideias para o conseguir: “Vamos tentar chegar aos melhores alunos premiados pelo Rotary Club. Às vezes, são aqueles que têm menos tempo livre que arranjam sempre um tempo extra. Vamos também tentar convencer pessoas convidando-as a assistir a conferências com temas motivadores. Não temos uma idade limite para pertencer ao Rotaract, apenas mais de 18 anos”.
Sabendo da importância de envolver a comunidade tornando-a mais solidária, o Presidente do Rotaract quer também envolver os autarcas: “Logo que as eleições autárquicas definam o novo executivo camarário, pretendemos falar com os vereadores e o Presidente da Câmara para dentro do possível estarem connosco em tudo o que precisamos. Reunir com as Juntas é também uma possibilidade, nós não nos limitamos à cidade mas ao concelho no seu todo. Pretendemos também conversar com todas as associações, Lares e Infantários. Mas, neste momento vamos focar-nos só em lares. Pretendemos apoiar os idosos, sabemos que muitos não são visitados, queremos quebrar um pouco a sua solidão, conversar com eles, fazer actividades, de forma a passarem uma tarde ou um dia mais feliz”. E recorda: “No ano passado, fomos a um lar onde estivemos à conversa e a conviver com os idosos durante uma tarde, até dançámos com eles. Depois, os idosos são enciclopédias vivas, com muito para nos ensinar. Fazíamos todos os anos o Espaço Estudante. Dávamos apoio às crianças explicando a matéria que davam nas aulas. Ajudávamos para que ficassem mais focadas e estudassem melhor. A importância de fazerem o caminho da sua formação com responsabilidade”.
Gabriel Moreira destaca algumas actividades que até ao final do ano o Rotaract quer realizar: “Vamos ter quatro palestras, uma ainda falta confirmar. Uma é com o nosso companheiro Miguel Sá, que é invisual e vai explicar como é viver com determinadas barreiras que podiam ser quebradas e ajudariam, não só os invisuais, como pessoas de mobilidade reduzida. Uma segunda palestra é sobre Economia e uma terceira sobre a Alimentação Saudável. Temos também em parceria com o Rotary um seminário de leitura. Vamos também conversar com os lares mais necessitados, neste momento vamos dar prioridade ao Lar de Aver-o-Mar e de Terroso. Vamos reunir com as direcções dos lares. Queremos saber onde podemos ajudar, mas também aprender”.
O Rotaract, tal como o Rotary muda de Presidente todos os anos, “acontece que vou pela primeira vez fazer um segundo mandato. Esperamos conseguir aumentar o número de companheiros para continuar a rotatividade desejada. Neste momento, somos quatro membros, mas todos focados num objectivo, manter a actividade, dar a conhecer mais e melhor o Rotaract da Póvoa. Eu sou o Presidente; Miguel Sá - Relações Públicas; Sofia Sampaio - Secretária, e o Rui é o nosso Tesoureiro. Temos sempre como objectivo fazer actividades com outros Rotaract. No ano passado, numa actividade num Lar fizemos em conjunto com o Rotaract de Guimarães e do Porto. O nosso objectivo é tentar unir todos os Rotaract para que consigamos mostrar mais o nosso trabalho e ao mesmo tempo fazer mais actividades. Sabemos que há muita gente que não sabe o que é o Rotaract, quem somos e o quanto podemos oferecer e partilhar”.
A página de Instagram: @rtcpovoadevarzim – funciona como um registo das iniciativas do Rotaract da Póvoa de Varzim, onde é possível acompanhar de forma visual e actualizada o trabalho que tem vindo a desenvolver.
Os interessados em conhecer melhor e pertencer depois ao Rotaract devem contactar pelo E-mail: rtcpovoavarzim@gmail.com ou r.gabriel.moreira@gmail.com
Por: José Peixoto