Voz da Póvoa
 
...

Poveiro Vence Prémio de Melhor Tese de Doutoramento em Biofísica

Poveiro Vence Prémio de Melhor Tese de Doutoramento em Biofísica

Pessoas | 16 Fevereiro 2022

O investigador poveiro António Carlos Costa irá receber no próximo dia 14 de Março, em Chicago, nos Estados Unidos da América, o prémio para a Melhor Tese de Doutoramento em Biofísica de 2021.

A tese em questão combina conceitos de física estatística e teoria de sistemas dinâmicos para descrever e prever as propriedades emergentes de sistemas biológicos em várias escalas, um problema pendente com amplas aplicações em biofísica.

Antonio Carlos Costa, depois de completar o ciclo de estudos na Escola Secundária Eça de Queirós, rumou à Universidade de Coimbra onde concluiu a sua licenciatura na Faculdade de Ciências e Tecnologia. Fez o seu mestrado e doutoramento na Holanda, na Vrije Universiteit Amsterdam, sendo actualmente investigador (Junior Research Chair) na École Normale Supérieure Paris, onde continua a desenvolver ligações entre física estatística e teoria de sistemas dinâmicos para fazer a ponte entre múltiplas escalas em sistemas biológicos complexos. Durante o doutoramento (sob a supervisão do Dr. Greg Stephens) colaborou com vários investigadores nos Países Baixos, Reino Unido (U. Cambridge), Japão (Okinawa Institute of Technology) e Canadá (U. Toronto).

A Póvoa de Varzim orgulha-se dos seus!

partilhar Facebook
Banner Publicitário