Voz da Póvoa
 
...

O Poveiro Miguel Cadilha Homenageado na Universidade do Porto

O Poveiro Miguel Cadilha Homenageado na Universidade do Porto

Pessoas | 25 Maio 2023

 

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) acolhe esta sexta-feira, 26 de maio, às 16h30, no Salão Nobre, uma cerimónia de homenagem a Miguel Cadilhe, Conselheiro de Estado e antigo Ministro das Finanças, que contempla a atribuição do Título de Economista Emérito pela Ordem dos Economistas (OE).

A cerimónia contará com a intervenção do Bastonário da OE, António Mendonça, e do Presidente da Delegação Regional Norte da OE, Jorge Dias, bem como de um conjunto de convidados como a Presidente do Círculo Literário Agustina Bessa Luís, Mónica Baldaque, e do Presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto, Fernando Freire de Sousa.
 
A abertura desta sessão, que resulta de uma organização conjunta entre a FEP e a OE, estará a cargo do Diretor da FEP Óscar Afonso.

Sobre Miguel Cadilhe

Miguel Cadilhe licenciou -se na FEP em 1968, com a melhor classificação desse ano, e, em 1977, integrou a Comissão de Reestruturação da Faculdade nomeada pelo Governo. Na FEP foi também professor de Macroeconomia, Estatística, Econometria, Matemática
Financeira, Investigação Operacional, entre outras disciplinas. Entre 1981 e 1982 investigou política macroeconómica na London School of Economics.

Foi diretor, administrador e presidente de várias instituições bancárias (BPA, BFE, BBI, BCP, BII, BPN) e de empresas (API, Espaço Atlântico que fundou o IESF, Praemium, BPA Vida, entre outras). Foi secretário de Estado do Planeamento em 1980 e ministro das Finanças entre o final de 1985 e o início de 1990. Como presidente da Fundação Rei Afonso Henriques (Zamora), lançou a candidatura do Alto Douro Vinhateiro a Património da Humanidade, entre 1998 e 1999.

Foram-lhe atribuídas as grãs-cruzes das ordens do Mérito de Portugal e do Cruzeiro do Sul do Brasil e a Medalha de Mérito, grau ouro, da cidade do Porto. Recebeu o prémio carreira da Ordem dos Economistas, em 2015, e tem publicado diversos livros e artigos sobre temas da realidade nacional.

PROGRAMA

16H30 – 16H40 | Abertura

Intervenção do Diretor da FEP, Óscar Afonso

16H40 – 16H50 | Boas Vindas

Intervenção do Presidente da Delegação Regional Norte da Ordem dos
Economistas, Jorge Dias

16H50 – 17H00 | A Ordem dos Economistas presente e futuro

Intervenção do Bastonário da Ordem dos Economistas, António
Mendonça

17H00 – 17H30 | Percurso do Homenageado

Intervenção da Presidente do Círculo Literário Agustina
Bessa-Luís, Mónica Baldaque

Intervenção do Presidente do Conselho Geral da Universidade do
Porto, Fernando Freire de Sousa

17H30 – 17H40 | Entrega do Título de Economista Emérito

17H40 – 17H50 | Intervenção do Homenageado

17H50 – 18H00 | Intervenção do Bastonário da Ordem dos
Economistas, António Mendonça

partilhar Facebook
Banner Publicitário