Voz da Póvoa
 
...

Miguel Sousa Neves Recebe Prémio de Gestão Serviços de Saúde

Miguel Sousa Neves Recebe Prémio de Gestão Serviços de Saúde

Pessoas | 8 Novembro 2022

 

 

A Competência em Gestão dos Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos distingue, anualmente, um médico que ao longo do seu percurso profissional se destacou na Área da Gestão nos Serviços de Saúde, em Portugal.

Este ano, pela 9ª edição, a cerimónia da entrega do Prémio de Gestão dos Serviços de Saúde decorrerá dia 9 de novembro de 2022, pelas 19hOO, no Auditório Miller Guerra na Sede da Ordem dos Médicos, em Lisboa e irá homenagear o Exmo. Senhor Dr. Miguel Sousa Neves, pelo seu trabalho excepcional e percurso de vida como gestor.

 

MIGUEL SOUSA NEVES

(Breves dados biográficos)

 

Nascido em 1959 numa colónia britânica - Rodésia – mais tarde denominada Zimbabué. Passou os primeiros 18 anos de vida em vários países africanos, tendo vindo estudar medicina para Portugal. Licenciou-se em 1984 e fez o internato geral no Zimbabué. Posteriormente, foi viver para Inglaterra, onde se especializou em oftalmologia e se tornou “Fellow” do Colégio Real de Oftalmologistas do Reino Unido em 1990. Pai de três filhos, dois deles já médicos especialistas, reside na Póvoa de Varzim desde 1990.

Desde sempre se envolveu ativamente na sociedade civil. Foi membro da direção da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina do Porto e um dos seus fundadores legais, e criou o PorMSIC - Portuguese Medical Students International Committee que ligou os estudantes portugueses ao movimento internacional IFMSA. É membro do Lions Club International e assessor para a Visão desta organização mundial. Colabora com a Cruz Vermelha de Esposende há muitos anos e fundou a Associação de Apoio às Obras Sociais das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora, que se dedica a apoiar essencialmente os projetos das irmãs em Portugal, Moçambique e Timor. Na cidade que o acolheu desde 1990, foi presidente da direção de várias Associações de Pais, membro fundador da Comissão de Proteção de Menores da Póvoa de Varzim, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Varzim Sport Club, membro da 1a Comissão Consultiva de Segurança da autarquia, deputado da Assembleia Municipal e membro do Conselho Geral do Hospital de Vila Nova de Famalicão. Escreveu dois livros de entretenimento/pensamentos com o objetivo único de angariação de fundos para instituições de solidariedade social no país e em Moçambique. Foi agraciado com a medalha de Cidadão Poveiro pela autarquia em 2016 e presidiu a vários concursos para as chefias de Divisão da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. É membro de pleno direito – irmão - das Santas Casas de Misericórdia da Póvoa de Varzim e de Esposende.

Colabora com inúmeras instituições de solidariedade social ligadas a crianças em risco e uma parte substancial dos lucros da sua clínica são direcionados para essas mesmas instituições. Na Ordem dos Médicos, foi membro da Comissão de Idoneidades do Internato Complementar, da Comissão 9ª DISTINÇÃO DE MÉRITO EM GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 2022 de Acompanhamento do Serviço Nacional de Saúde e da Competência em Gestão de Serviços de Saúde. Nesta Competência exerceu o cargo de presidente da direção de 2018 a 2020. Colaborou com a Entidade Reguladora de Saúde como perito para inspeção de blocos operatórios 2010- 2012.

Médico oftalmologista em atividade plena, criou o serviço de oftalmologia do que era então o 1o grande hospital privado português Clipóvoa, agora Hospital da Luz-Póvoa de Varzim, em 1990 e, três anos mais tarde, o serviço de oftalmologia do Hospital Valentim Ribeiro no setor social. Lançou as bases da sua própria clínica privada no ano 2000, a qual conta neste momento com a colaboração de 14 médicos oftalmologistas.

Em todos estes três serviços foi salientada a sua capacidade de liderança, inovação e gestão de projetos.

Em 2017 aceitou o convite do então Ministro da Saúde para apoiar os serviços de oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, onde exerceu funções dois dias por semana durante seis meses, tendo apresentado um relatório de projetos de melhoria contínua, com o foco na criação de Centros de Responsabilidade Integrados em várias especialidades. Foi também professor convidado de oftalmologia na Escola Superior de Tecnologias de Saúde do Porto. É pós-graduado em Direção de Unidades de Saúde e Mestre em Gestão de Serviços de Saúde. Possui também o Diploma de Estudos Avançados em Políticas Públicas e é doutorando na mesma área. É professor convidado de Governança Clínica no Executive Masters em Gestão de Saúde no ISCTE-IUL e Consultor Clínico da ADSE.

Fundou com colegas a Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde, um fórum de discussão de assuntos relacionados com a gestão de saúde, sendo presidente da direção há vários anos. É também fundador e diretor da Revista Portuguesa de Gestão & Saúde, edição quadrimestral, e dedicada a explorar as áreas de gestão e governação de saúde em Portugal.

partilhar Facebook
326/Miguel_Sousa_Neves_IMG_3821.jpg
16/povoa_dos_anos_60.jpg
Banner Publicitário