
Partir com o sentimento do dever cumprido, uma certeza deixada por Luís Leal que no dia 13 de Novembro se apagou para o mundo dos vivos mas acendeu para sempre a chama da memória do homem que amou a Póvoa e o seu Varzim como ninguém. Ainda menino aprendeu tudo que um Tipógrafo pode aprender, até a ser jornalista. Foi correspondente do jornal A Bola, do Record e colaborou assiduamente na imprensa local, rádios e jornais, como o extinto Comércio da Póvoa. Escreveu de coração a sua Póvoa e o seu afecto ao seu Varzim Sport Club (actual sócio nº 1) era tão grande que, ele próprio, fundou o jornal “O Varzim”.
A sua dedicação ao clube levou a direcção do Varzim em 2024, a dar o seu nome à sala de imprensa do Estádio do Varzim SC.
A sua alma de Poveiro fez dele o grande impulsionador do desporto popular na Póvoa de Varzim, nomeadamente no atletismo. A sua enorme vontade e dedicação mereceu em 2021, a atribuição pela Câmara Municipal da Medalha de Reconhecimento Poveiro. Também recebeu a medalha da Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim.
Luís Leal, um exemplo de compromisso partiu aos 91 anos. A última homenagem pode ser prestada por todos esta sexta-feira, na Igreja Matriz, pelas 15h00.