Voz da Póvoa
 
...

Comendador Batista Sequeira Vieira distinguido com chave de ouro

Comendador Batista Sequeira Vieira distinguido com chave de ouro

Pessoas | 24 Agosto 2025

 

No decurso mês de agosto, o Município de Velas, na ilha de São Jorge, Região Autónoma dos Açores, prestou uma justa e merecida homenagem ao comendador Batista Sequeira Vieira, um dos mais ilustres filhos do torrão arquipelágico, e uma das figuras mais gradas da numerosa comunidade portuguesa na Califórnia.
 
Natural dos Rosais, uma das mais antigas freguesias de São Jorge, Batista Sequeira Vieira emigrou nos anos 50 para São José, uma das mais populosas cidades do estado americano da Califórnia, e pátria de acolhimento de uma forte e histórica comunidade portuguesa, maioritariamente açoriana. Tendo encetado, a partir de então, um percurso de genuíno “self-made man”, que à base de trabalho hercúleo, esforço infatigável e mérito resiliente, transformou o emigrante açoriano num empresário de sucesso no ramo da construção e imobiliário.

O sucesso que alcançou ao longo das últimas décadas no mundo dos negócios, tem sido constantemente acompanhado de um generoso apoio a projetos emblemáticos da comunidade luso-americana da Califórnia, a quem devota um forte sentido público de empenho cultural e identitário. E na mesma esteira, à terra que o viu nascer, que visita frequentemente, e onde apoia prodigamente várias associações, como seja o caso, da Casa de Repouso João Inácio de Sousa, que ao longo dos anos tem recebido do empresário filantropo doações a nível monetário e de equipamentos.

Contexto, que impeliu, em 2018, uma deliberação unânime da Assembleia Geral do estabelecimento de solidariedade social jorgense, de nomear por acalmação o emigrante luso-americano, “Sócio Honorário, pelo seu já longo, cuidado com esta Instituição e perseverante contribuição”. E ainda no ano passado, a mesma instituição de solidariedade social, durante a visita do insigne benfeitor à instituição, de homenagear singelamente Batista Sequeira Vieira pelo seu espírito filantrópico em prol da qualidade de vida dos utentes, no apetrechamento do lar e na valorização dos seus profissionais.

Com o nome gravado no coração dos seus conterrâneos, e associado a ruas e instituições no torrão natal que há três anos lhe descerrou um busto, bem como portador, desde 2014, da Insígnia Autonómica. O percurso de vida e a constante generosidade do comendador Batista Sequeira Vieira, distinguido em 1985 pelo então Presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, e em 1989 pelo antigo Presidente da República, Mário Soares, que o agraciou com o Grau de Comendador da Ordem do Mérito, foi agora reconhecido com a Chave de Ouro da Câmara Municipal de Velas.

Numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, acompanhado por familiares, amigos e forças vivas locais, o empreendedor e benemérito luso-americano, recebeu das mãos do Presidente da Câmara Municipal de Velas, Luís Silveira, a Chave de Ouro do Município. Na solenidade da entrega da mais alta distinção da edilidade ao ilustre filho da terra, o autarca velense salientou “Hoje foi um dia de sermos gratos, agradecendo com aquilo que é o maior galardão do Concelho, que é a Chave de Ouro do Município. É o reconhecimento pela gratidão que temos por este Homem que partiu há muitas dezenas de anos, mas sempre com a disposição de ajudar, e fá-lo com orgulho”.

Daniel Bastos, historiador

Foto: O comendador Batista Sequeira Vieira, no decurso da cerimónia em que lhe foi entregue a Chave de Ouro pelo Presidente da Câmara Municipal de Velas

partilhar Facebook
Banner Publicitário