Voz da Póvoa
 
...

A Póvoa Perdeu Alberto Sampaio da Nóvoa

A Póvoa Perdeu Alberto Sampaio da Nóvoa

Pessoas | 31 Dezembro 2022

 

Alberto Manuel de Sequeira Leal Sampaio da Nóvoa nasceu na Póvoa de Varzim, em 4 de agosto de 1927. Era licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, tendo desempenhado funções de delegado do Procurador da República e de juiz em diversas comarcas. A partir de 1963, foi ajudante do Procurador-Geral da República, em Lisboa e participou na instalação da Provedoria de Justiça, onde foi coordenador, a partir de 1976. Em 1978, foi nomeado juiz conselheiro do Supremo Tribunal Administrativo.

Em 1993, Alberto Sampaio da Nóvoa foi escolhido vice-presidente do Supremo Tribunal Administrativo, sendo eleito no mesmo ano presidente do tribunal, funções que desempenhou até à sua jubilação, em 1997.

De 1997 a 2003 foi ministro da República para os Açores e, sobre essa experiência política, em 2020 publicou o livro “Açores, uma íntima ligação”.

No livro de memórias, Sampaio da Nóvoa afirma que deve "muito aos Açores" e que terá "dado algumas coisas aos Açores, mas estes" lhe deram "muito mais".

O velório de Alberto Sampaio da Nóvoa será no domingo, na Igreja Paroquial de Santo António, em Nova Oeiras e o funeral é às 11h00 na segunda-feira, no crematório de Barcarena.

Numa semana despediram-se desta vida para se tornarem memória o escritor e gestor cultural António Mega Ferreira, que morreu, aos 73 anos; o Rei Pelé aos 82 anos; o Papa Bento XVI Joseph Ratzinger aos 95 anos, ou seja a mesma idade de Alberto Manuel de Sequeira Leal Sampaio da Nóvoa que nasceu na Póvoa de Varzim, em 4 de agosto de 1927.

Foto: Eduardo Rasende 

partilhar Facebook
1881/Alberto_Sanpaio_01.jpg
1881/Alberto_e_Antonio.jpg
Banner Publicitário