Voz da Póvoa
 
...

Viagem em Balão ao Evangelho Segundo o Primeiro

Viagem em Balão ao Evangelho Segundo o Primeiro

Opinião | 4 Dezembro 2022

 

Um pouco de história na narrativa para localizar o mundo no centro português do faz de conta que conto. Depois de Guterres, seguiu-se o Costa, e atrás deste os Sousa Rebelo, todos muito agradecidos pela forma como foram recebidos no laboratório de análises climáticas da guerra na Ucrânia, num cenário de filme apocalítico. Não sei do que está à espera o Putin para parar a guerra. Só quem não conhece o genérico trio, tem a certeza que se orgulham de pertencer ao país das Bazucas, mas sempre pronto a oferecer vassalagem, helicópteros avariados e tanques de guerra, Blindados é outra coisa, podem meter água, mas esguicham tratados, estudos e comissões parlamentares fora das inconveniências do prazo.
 
Parece que ninguém está interessado em separar as intenções destes dois soberanos do xadrez bélico do Leste, mas nós, gente de Futebol, Fátima e Fado vadio, acreditamos piamente que há sempre a Boa Esperança de um dia bocejador, dobrarem o Cabo Bartolomeu Dias. 

Por cá, ainda estamos bem lembrados da preocupação do Constitucional com os Metadados que ao confundi-los com Metadona fez recuar a injustiça ao tempo dos esquecidos das falências bancárias e outras miudezas ainda mais lembradas. Agora, nem com uma gravação pirateada, recuperam a memória, mas há sempre irresponsáveis políticos a convencer-nos que a justiça funciona, pode é durar quase três décadas a decidir indemnizar as famílias de alguns falecidos da extinta Fábrica de Mindelo. Até é muito provável que o primeiro Juiz a julgar que julgou o caso, já tenha falecido e outros tantos advogados defensores dos ainda vivos trabalhadores, já estejam a conviver no Jazigo de Família. Mas, há quem seja célere a avisar o Ornelas, de que precisa se confessar, tirar umas selfies e, porque é um homem de Fé, talvez pedir perdão.

Tenha calma senhor Presidente porque a única coisa absolutamente rápida neste país, mesmo depois da anunciada linha do TGV, é a diarreia, que sem estar legislada no seu destino, qualquer corajoso sem tempo para reagir ao intestino fica ‘borradinho’ de todo. Também é certo que ainda não nos safamos da pandemia e já nos anunciam o regresso da gripe das aves que sempre tiveram a pretensão de voar, mas até aos dias que nos sacodem da guerra, nunca foram intervencionadas financeiramente por nenhum governo. É triste dizê-lo, mas parecê-lo custa muito mais.
    
Graças à primitiva humana barbárie de guerrear, a escalada de manipuladores, aproveitadores, saqueadores e capitalistas mercadores, está a provocar a asfixia do esqueleto de acostumados pacifistas da desabrigada fome. Eles, por detrás dos seus descontáveis nojos poderes, comem quase tudo e só deixam nada. Quanto ao Coro dos Tribunais, voltou aos gira-discos em Setembro. Enquanto o tempo volta a demitir-se da razão e a mutilar-se de culpa, já era tempo de dar ao tempo um tempo melhor.

Nenhuma ignorância é santa, santa é a inteligência que nos pode salvar dos desmiolados pacifistas do belicismo. O Biden que lidera a organização beneficente da NATO e é presidente do único país que despejou duas bombas atómicas no Japão e regou o Vietnam do Norte com Napalm, alerta para os perigos dos outros fazerem o mesmo em países amigos desarmados do gatilho. 

Vai trabalhar calaceiro e deixa o mundo em paz, tu e todos aqueles que apenas sabem semear a intriga e colher o ódio ou hipocritamente falar do desrespeito dos direitos humanos no Koweit e esquecer de olhar no espelho do seu próprio país.

Júlio Verme

partilhar Facebook
Banner Publicitário