A rotunda oval da entrada da cidade tem sido o grande tema de debate no nosso concelho nas últimas semanas. Dividem-se as opiniões sobre qual seria a melhor forma de descongestionar o trânsito na hora de ponta.
O executivo do PSD abriu um concurso público para a construção de um novo ramal que irá desviar da rotunda oval o trânsito proveniente da A-28 com destino ao Parque da Cidade, uma intervenção que irá custar sensivelmente 700 mil euros, valor que acresce ao da intervenção na rotunda que passou de redonda para oval em 2022.
Em 2022, Aires Pereira garantia que as obras iriam melhorar a fluidez do trânsito.
Agora, em 2024, Aires Pereira garante que desta é que vai ser.
No futuro, já não teremos Aires Pereira a liderar a Câmara Municipal, portanto já não nos irá poder tranquilizar quando a inevitabilidade do congestionamento rodoviário voltar a bater à porta, ou quando o próximo carro decidir mergulhar para dentro da rotunda.
Existe uma possibilidade remota de nessa altura os destinos da autarquia estarem a ser liderados pelo atual vice-presidente, Luís Diamantino. Portanto, era interessante observar o quê que este apresentou como solução para o fim do trânsito naquela zona.
No fim da reunião da Câmara Municipal do dia 29 de outubro, perante a ausência do presidente da Câmara e para que as pessoas comecem já a entranhar o seu afastamento, coube a Luís Diamantino prestar declarações à imprensa.
Os jornalistas questionaram o senhor vice-presidente acerca do congestionamento da rotunda e confrontaram-no com a opinião daqueles que garantem que as obras previstas não resolverão absolutamente problema nenhum. Perante isto, o senhor vice-presidente achou por bem garantir que: “Se lá passarmos às 10 da manhã ou às 16 horas, passa-se bem.”
Assim, quando confrontado com este problema, sugeriu que o mal era dos poveiros que saem de casa para o trabalho e para levar os filhos à escola, mais ou menos à mesma hora.
No outro dia passei na mesma rotunda por volta das 23:30 e lembrei-me das declarações do senhor vice-presidente. Afinal, onde andam os poveiros de noite quando podiam aproveitar para ir para o trabalho ou para deixar os filhos na escola? Não custa nada esperar oito ou nove horas para que o horário de expediente comece, por isso não consigo entender a incredulidade com as declarações de Luís Diamantino.
Num apontamento mais sério, o Partido Socialista defendeu o desnivelamento da rotunda como solução definitiva para resolver o trânsito naquela zona.
Em Aveiro desde 2019 que o PS propunha o desnivelamento da denominada “rotunda do rato”, precisamente por questões de congestionamento e de segurança. Na altura, o presidente Ribau Esteves do PSD, defendeu que esse seria um encargo muito grande para a autarquia (curiosamente a mesma argumentação utilizada por Aires Pereira).
No entanto, em 2023, após a realização de um estudo, o mesmo Ribau Esteves anunciou o desnivelamento da rotunda.
O PSD de Aveiro demorou quatro anos a reconhecer os méritos da proposta do PS.
Quanto tempo demorará o PSD da Póvoa de Varzim? Até lá, pode ser que os poveiros dêem oportunidade ao PS de resolver o problema da rotunda.
Enquanto esse tempo não chega, a cidade permanece em trânsito.
Gonçalo Angeiras