Voz da Póvoa
 
...

Turistando Lendas e Lugares – Enquanto o comboio não vem

Turistando Lendas e Lugares – Enquanto o comboio não vem

Opinião | 15 Dezembro 2021

Seguramente ela podia afirmar que os dias tinham mais cor no outono.

O ar gelado marcava de encarnado bochechas e narizes, com beijos enternecidos de boas-vindas.

A silhueta da Escola Margarida Pardelhas se agrandava contra o horizonte e lançava sombras que se assomavam passeio afora, lembrando a todos que o sol morria mais cedo.

No espaçoso pátio da escola um arco-íris de toucas, luvas e cachecóis multicoloridos ganhava vida nas cabeças, mãos e pescoços das crianças que brincavam como se o amanhã não existisse.

Era nesse ambiente que ela se sentia mais feliz, e mais só, curiosamente.

Mas a Solidão que a invadia não era um mau agouro, era mais uma parceira que a acompanhava enquanto ela passeava, inocentemente, sobre os trilhos do trem, a contemplar ao longe a casa do bem-amado.

Muitas vezes se demorava durante tardes inteiras a olhar para a mesma janela, reculutando tempestades, com a bênção de Iansã.

Em algumas ocasiões mastigava o receio de não conseguir domar a tempestade que se armava dentro dela, toda a vez que os desassossegos que trazia cativos em seu peito rompiam os grilhões e transbordavam para o mundo exterior, sob a forma de palavras, açoites e navalhas.

Noutras sentia uma paz sem tamanho a absorver seu ser por completo, deixando apenas um ponto de luz a iluminar o caminho de quem tivesse a sorte de cruzar por ela.

Misturava, dentro de si, uma panóplia de sentimentos controversos, que assim conjugados, não poderiam pertencer a mais ninguém. Como o outono mistura, em uma única estação, o sol e o frio, o fenecer das folhas e amadurecer dos frutos, a despedida do verão e a reverência ao inverno.

Dividia seu tempo entre a soledade dos caminhos de ferro e o rebuliço da escola, colhendo, com o olhar, as cores que encontrava entre essas duas paisagens para pintar as mais belas telas dentro d'alma.

Memórias que, de tão ricas, plata nenhuma poderia pagar.

Maria Beck Pombo

partilhar Facebook
Banner Publicitário