Voz da Póvoa
 
...

Turistando Lendas e Lugares – Santa Graça

Turistando Lendas e Lugares – Santa Graça

Opinião | 14 Outubro 2021

Bem-vindos a Santa Graça!

Era essa a mensagem que resplandecia sob o sol tímido de uma manhã típica de início de primavera.

Para lá da porteira, um sem fim de campos enchiam os olhos dos paisanos que pouco a pouco chegavam para o encontro de família.

-- Segura a chuva, São Pedro!

Suplicava a prima desgarrada, na ânsia de evitar que alguém desistisse da empreitada de reunir a "Sampaiada" por culpa do mau tempo.

E não é que o santo sempre a atendia? Ainda que ela tenha fugido, desde muito guria, a catequese.

Talvez os santos tenham alguma predileção pelas ovelhas negras…

Sentada sobre um pelego, a porta do galpão, ela contemplava o horizonte carregado para os lados do chovedouro, enquanto sorvia o amargo e rememorava o passado.

Quase não podia crer que todas aquelas pessoas saíram dos mais longínquos rincões com o objectivo de estar com ela por alguns momentos, isso sim era uma graça sem tamanho!

O amor pela família sempre fora herança passada no sangue de geração em geração, juntamente com o jogo de truco, a canastra, a música tradicionalista, o churrasco e canha buena, que mais precisa um gaúcho para ser feliz?

Ela não saberia dizer nesse momento…

Sentia todo o seu Ser imerso em uma atmosfera morna e reconfortante como o ventre de mãe, como se estivesse a ser novamente acolhida pela primeira vez e isso bastava para que se sentisse única e abençoada.

Ter família é sempre bom, quando se herda, escolhe ou acolhe!


Maria Beck Pombo

partilhar Facebook
Banner Publicitário