Voz da Póvoa
 
...

Turistando Lendas e Lugares – Samhain

Turistando Lendas e Lugares – Samhain

Opinião | 2 Novembro 2022

 

Decidida, ela adentrou a escuridão da antiga igreja, na intenção de imortalizar, sob a forma de imagem, o seu tributo ao Dia de Todos os Santos.

A noite abraçava o edifício, juntamente com toda a extensão da quinta medieval onde ele se inseria e em conjunto com a umidade do ar que se libertara a poucas horas da chuva, conferia à atmosfera um clima verdadeiramente horripilante.

No interior daquele ambiente inóspito, iluminadas pela luz da lanterna, revelavam-se sepulturas e lápides que se apinhavam do chão às paredes, carregando consigo nomes, datas e mensagens que pertenciam a indivíduos cujos corpos inanimados continuam entre as gentes, provando que a vida é algo etéreo.

Flash após flash foi revelando as cores do fato que trazia sobre a pele, travestindo-lhe de Santa Muerte para lembrar a todos que, independentemente da religião que professem, a Morte é companheira da Vida e chega para todos, sem exceção.

No final da sessão deu as costas ao breu e saiu pela porta principal do templo sem temer carregar consigo a energia daqueles que lá permaneciam sepultados e feliz por sentir que, despacito, fora se transformando em um ponto fúlgido durante o avançar do caminho que trilhava, ora com passos firmes, ora aos tropeços, mas sempre em frente.

Ainda que luz e trevas brincassem ocasionalmente sobre ela, expondo aspetos melhores ou piores de quem era, ela compreendia profundamente que a beleza está nos olhos de quem vê e na intenção de quem regista, pois tudo no mundo é uma questão de perspetiva, muito embora sobre a vida, seja ela fácil ou difícil, ela não tenha a mais pequena dúvida: “é bonita, é bonita e é bonita!”

Happy Halloween!

 

Maria Beck Pombo

partilhar Facebook
1369/Img-beck-pombo.jpg
1369/2022_Maria-Beck-Pombo-net.jpg
Banner Publicitário