Voz da Póvoa
 
...

Turistando Lendas e Lugares – o resumo da ópera

Turistando Lendas e Lugares – o resumo da ópera

Opinião | 20 Outubro 2021

Abriu os olhos devagar a medida que a luz do dia inundava o quarto.

Mal podia crer que já era a hora da despedida, qualquer tempo é curto quando a distância é longa demais.

Saltou da cama "de vereda" na ânsia de aproveitar cada momento daquele dia pois sabia que cada um deles bem poderia ser o último.

Pensou em toda a sua estadia na Pátria Mãe, nas mudanças que operaram dentro dela, na iluminação pela qual fora abençoada e convencida que mudar não é trair suas convicções, e sim lutar por elas com mais leveza…

Pensou na família, nos amigos que pôde abraçar e também nos que não pôde porque a vida cotidiana às vezes nos amarra pés e mãos, deixando-nos impossibilitados de sair do lugar e agradeceu a todos os deuses, a todos os orixás, a todas as entidades que a acompanham, guiam e protegem, em especial a Iemanjá, que a arrancou do luto e lhe devolveu o colorido da vida.

Vestiu-se e se encaminhou para fora de casa, mantendo os pés descalços sobre a relva verde que cobria toda a extensão compreendida entre a porta de entrada e o portão.

Sentiu um aperto no peito e aquela dificuldade em engolir que só se dá quando nossos olhos se enchem de lágrimas.

Deixou-as correr livres sobre seu rosto e regarem a terra que verdejava aos seus pés, enquanto presenciava a Esperança a brotar e espalhar sua energia no ar que preenchia seus pulmões a cada inspiração.

Sentiu-se, enfim, preparada para o adeus, pois compreendeu que não se pode despedir do Todo, tudo faz parte de nós e nós fazemos parte de tudo. Carregamos connosco parte de tudo que amamos, e deixamos para os que amamos uma parte de nós mesmos, mesmo que seja unicamente uma lembrança.

Voltou o olhar para dentro e desejou sorte à família: muito Axé para todos nós, que as ondas sempre me possam trazer de volta aos pagos de onde vim!

A vida se resume nos abraços que ligam as despedidas aos reencontros!

Maria Beck Pombo

partilhar Facebook
Banner Publicitário