Voz da Póvoa
 
...

Turistando Lendas e Lugares – Do passado, um presente

Turistando Lendas e Lugares – Do passado, um presente

Opinião | 28 Fevereiro 2023

 

“Nem todos os caminhos são para todos os caminhantes.”

Essa era a frase que bailava diante dos seus olhos emocionados, escrita pela mão de Francisco Nunes da Costa.

O romance verídico retratado no livro “Minha vida, meu tudo” atravessara gerações e caíra nas mãos da prenda aspirante a poeta, provando, mais uma vez, que os acasos não existem.

Também ela era uma caminhante que encontrara, por fim, o Caminho certo. Que percebera que os atalhos são armadilhas que nos levam a andar em círculos, que as pedras tanto podem ser obstáculos intransponíveis quanto um incentivo à persistência, que a família pode representar abandono ou porto seguro, que nem sempre colhemos o que plantamos, mas acima de tudo: que plantemos boas sementes que sirvam de sustento aos que virão atrás de nós.

Diante daquela mensagem e do ecoar das suas próprias palavras através da boca de uma senhora abençoada, que tinha anos luz de experiências à sua frente, sentia a alma acolhida. 

Tivera a graça de poder ver a sua semente a transformar-se em uma árvore de copa frondosa e rica de doces frutos que sabiam a saudade e esperança, dissipando qualquer dúvida que ela pudesse ter em relação à missão que lhe foi entregue ainda no ventre da mãe: inspirar o ser humano a buscar a sua essência e deixar a sua marca para a posteridade, pois é preciso saber de onde veio para encontrar o próprio rumo.

São as raízes fortes que permitem o desenvolver dos galhos que abrigam folhas a baloiçar no vento e ninhos de pássaros diversos que testemunham o sabor da liberdade e da transitoriedade da vida, que perdura na palavra mesmo depois de todos abandonarem o ninho.

A vida é apenas um caminho e estamos todos de passagem!

Maria Beck Pombo

partilhar Facebook
Banner Publicitário