Voz da Póvoa
 
...

Perda de dentes: o impacto na saúde e na autoestima

Perda de dentes: o impacto na saúde e na autoestima

Opinião | 19 Julho 2022

 

Seja na vida profissional ou pessoal, os dentes fazem parte da identidade de cada um e quando se olha ao espelho é importante estar-se confortável com a imagem que se vê no reflexo. Neste sentido, os dentes e o sorriso são um factor muito importante para a autoestima e têm um grande impacto nas atividades do dia a dia, como comer, falar, nas relações com os outros, mas acima de tudo na relação do indivíduo consigo próprio.

O Barómetro da Ordem dos Médicos Dentistas de 2021 mostra que quase 9% da população portuguesa, ou seja quase um milhão de pessoas, não tem dentição. Estes números podem ter várias justificações, entre as quais a prática frequente de extrair dentes, ainda que passíveis de tratamento, o que diminuiu drasticamente com a evolução da medicina dentária nos últimos 30 anos. Contudo, não se pode esquecer o impacto direto que a falta de dentes tem na nossa saúde. 

Quando há perda de dentes e estes não são substituídos por implantes ou próteses, ocorrem alterações a nível da posição dos dentes que permanecem, assim como dos ossos e músculos envolvidos podendo causar disfunção nas articulações, perturbações na mastigação e, logo, na alimentação e podendo mesmo originar dor. As dores de cabeça são também consequências comuns da perda de dentes. Quando se perde o apoio de alguns dentes, os restantes têm de realizar um trabalho adicional, estando sujeitos a cargas maiores e ficando, por isso, mais vulneráveis e frágeis.

No passado, os implantes eram muitas vezes inatingíveis pelos seus valores elevados ou pelas restrições impostas por determinadas condições de saúde do paciente. Com a evolução da Medicina Dentária muitas barreiras já foram ultrapassadas e novas soluções surgiram ao longo dos anos. Como é o caso do conceito de tratamento All-on-4®, uma solução que é fruto do nosso compromisso constante no desenvolvimento de novas técnicas e que permite aos pacientes recuperar a qualidade de vida e confiança para sorrir. Este tratamento permite a reabilitação total da boca em apenas um dia  e inclui a colocação de apenas quatro implantes dentários em cada maxilar, que suportarão os dentes fixos, colocados no mesmo dia da cirurgia. Esta é uma técnica inovadora e minimamente invasiva que continua a ajudar a mudar a vida de muitos portugueses.

Diz-se que os olhos são o espelho da alma, pois os dentes e o sorriso são a expressão de centenas de emoções. São a forma como nos apresentamos ao mundo e, por esta razão, não podemos descurar a importância que a perda de dentes tem a nível psicológico. Assim, é normal que a falta de dentição, quer seja apenas um dente, vários ou a dentição completa afete muito a autoestima, principalmente se esta falta for visível. Com soluções como o All-on-4®, é possível recuperar a qualidade de vida para voltar a sorrir com confiança.

Dr. Bruno Queridinha, Médico Dentista da MALO CLINIC do Porto

partilhar Facebook
1589/Bruno-Queridinha.jpg
1589/All-on-4.jpg
1589/Caso-II.jpg
1589/Caso-III.jpg
Banner Publicitário