É assim que começam as felicitações de datas importantes, como a vida, o casamento ou a Sobrevivência da Imprensa Local, reconhecida pelo valor do jornalismo de proximidade, acrescento, de pertença e compartilha.
Este jornalismo de proximidade tem o compromisso de tratar a informação quanto à novidade e relevância, porém evitando o desvio e a negatividade.
A produção de conteúdos noticiosos sobre os assuntos que se relacionam de forma imediata com os leitores locais e emigrados, atribuem ao Jornal Local uma componente promotora da cidadania, e igualmente importante, a componente de identidade. Isto é, na globalização comunicativa, a Imprensa Local é revalorizada por divulgar as particularidades de cada comunidade. A dimensão geográfica e social da Póvoa de Varzim pode assemelhar-se à de outras Terras, mas é única na sua identidade e só os Jornais Locais a podem revelar, promover e fortalecer no mundo multipolar.
A era digital veio mudar o rumo da imprensa no sentido da ampliação do público e enquanto meio de divulgação, tal como a fotografia alterou a percepção da pintura, mas não a substituiu.
Hoje, a sociedade em rede ‘consome’ grandes quantidades de informação, seja verdadeira, mediatizada, falsa ou vertida pela inteligência traficada num espaço de tempo contrário ao da compreensão.
Faz-se o caminho de um sistema tétrico de informação que conduz ao conhecimento parametrizado, mas impede a criação de um pensamento livre, contraditório e capaz de alcançar a verdade.
A Democracia e o Jornalismo são uma simbiose que tem gerado teses, debate público, desentendimentos, muita conversa sem poder de decisão e até futurologia sobre a ‘liberdade democrática’ deste país à beira mar instalado. O pleonasmo é íntimo da portugalidade, por isso, sobre o papel do jornalismo, o que se tem assistido é a mercantilização da informação que passou a servir outros interesses, quando o jornalismo em democracia deve ser definido num quadro de liberdade que permite às pessoas pensarem por si.
O jornal a Voz da Póvoa está ligado à cidade que lhe dá parte do nome, e esta relação tem sido reforçada ao longo dos anos de publicação de notícias, reportagens, entrevistas, artigos de opinião, crónicas, com o compromisso de levar informação séria e rigorosa aos seus leitores.
Elis Silva
(Aniversário A Voz da Póvoa - Edição 2076)