Voz da Póvoa
 
...

O Turismo Espacial é Tão Especial que Mete Dó e Réu

O Turismo Espacial é Tão Especial que Mete Dó e Réu

Opinião | 7 Agosto 2022

 

Há empresários que dizem não precisar de dinheiro e candidatam-se a subsídios do Estado a fundo perdido. Há empresas que distribuem centenas de milhões de dividendos pelos accionistas e colocam os seus funcionários, temporariamente, em Layoff para que a Segurança Social lhes pague os salários. Há empresários a quem lhes são atribuídos apoios financeiros de dezenas de milhões de euros e são campo de investigação a nível nacional e europeu por lavar mais branco o dinheiro, que por estar tão lavadinho foge ao fisco. Há empresários que por uma viagem, de 10 minutos, ao espaço desembolsam mais de 200 mil euros, valor que a maioria dos seus colaboradores não ganha em vinte anos de serviço.

As alterações climáticas nada têm a ver com isto, mas enquanto os países cobram cada vez mais taxa de CO2, com a intenção de pressionar a redução de gases com efeito de estufa, há gente a divertir-se numa de turismo espacial e de astronauta milionário. 

Não tenho nada contra empresas e empresários, mas meter os dedos na goela para poder repetir o prato é não perceber nada de humanidade.

É sabido que quem paga impostos neste país são as micro e pequenas empresas, as médias também não se isentam, mas os grandes grupos económicos com sede em paraísos fiscais, são os tais que distribuem migalhas caritativas pela fome e levam o bolo dos fundos europeus por fatiar. 

Pablo Rios Antão  

partilhar Facebook
Banner Publicitário